- O que está em causa?A denúncia surgiu no Facebook, por um residente em Soure, no distrito de Coimbra, que mostra uma imagem da fatura da água referente ao mês de novembro de 2021 que terá recebido apenas a 24 de janeiro de 2022, um dia depois da data-limite determinada para o pagamento. "Sinónimo de incompetência. (…) Isto é gozar com quem paga os ordenados a esta gente", critica. Aconteceu mesmo tal como é descrito?

"Senhor presidente Mário Jorge Nunes, vamos ser sérios e admitir a enorme barracada que é esta empresa intermunicipal? Após tanta barracada, tanta falta de informação, surge agora outra nunca antes vista, para mim, sinónimo de incompetência". É assim que começa o texto do post de um habitante de Soure que diz ter recebido a fatura da água do mês de novembro com atraso, ao ponto de ter chegado no dia seguinte à data-limite para pagamento.
"Uma fatura emitida há mais de um mês (2021-12-23) com data-limite de pagamento a 2022-01-23, recebida hoje, dia 2022-01-24? Isto é gozar com quem paga os ordenados a esta gente", acusa, exibindo uma imagem da fatura em causa, na qual são visíveis as referidas datas.
"E agora? Teremos que gastar ainda mais dinheiro para pedir uma referência nova? É que tentei pagar pela referência que vem na carta e já não dá", conclui.

Aconteceu mesmo tal como é descrito?
Sim. A empresa intermunicipal é a ABMG - Águas do Baixo Mondego e Gândara que, logo no dia 24 de janeiro, publicou um "aviso aos utilizadores do concelho de Soure" sobre esta situação na respetiva página no Facebook.
"Devido a razões que nos são alheias, da exclusiva responsabilidade do fornecedor contratado para este efeito, a faturação de Soure correspondente aos consumos do mês de novembro só irá começar a chegar a casa dos clientes nos próximos dias", explica a ABMG no comunicado.
"Em função desta contrariedade, a data-limite de pagamento inscrita nas mesmas apresenta um prazo curtíssimo, pelo qual apresentamos as nossas mais penhoradas desculpas", sublinha-se.

Posto isto, a ABMG indica aos habitantes de Soure o que devem fazer para solucionar o problema: "Assim, e para evitar as entendíveis contrariedades que esta situação implica, informamos que, através do recurso ao pagamento nos agentes Payshop e nas lojas CTT, esse prazo é automaticamente alargado por mais três dias, para além de ser possível, a qualquer momento e sem quaisquer custos adicionais, solicitar uma nova referência Multibanco, através de contacto telefónico, e-mail, ou presencialmente em qualquer Balcão de Atendimento da ABMG."
A empresa garante ainda que "tudo fará" para que "esta situação não se repita", além de "retomar a prestação do serviço de forma regular".
___________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
