É uma publicação viral nas redes sociais, com epicentro no Brasil, por mais inverosímil que pareça ser a informação veiculada. "Cidade pede desculpas pelo nascimento de Lula em placa de sinalização", destaca-se no respetivo título.

O que chama mais a atenção é a imagem da suposta placa de sinalização colocada à entrada da cidade de Caetés, situada no Estado de Pernambuco, Brasil. "Bem-Vindo a Caetés. Cidade onde nasceu o Presidente Lula… Nós pedimos desculpas", indica-se na placa.

Confirma-se que foi colocada uma placa em Caetés na qual se pede desculpa por ser a terra-natal de Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil, entretanto a cumprir pena de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro?

Não encontramos qualquer registo fidedigno sobre essa placa de sinalização, nem qualquer notícia que indique a existência da mesma.

Mais, a Agência Lupa, plataforma brasileira de fact-checking, analisou a imagem em causa e concluiu que é falsa.

"A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A  imagem original é de uma placa na Malásia e mostra a distância de algumas localidades do país, incluindo a capital Kuala Lumpur, de um determinado ponto. A identificação foi feita com a ferramenta Bing, que aponta adulterações em imagens", informa a Agência Lupa, não sem mostrar também a imagem original.

Outra plataforma brasileira de fact-checking, a E-Farsas, analisou a mesma imagem e chegou à mesma conclusão: a publicação em causa é falsa, trata-se de uma montagem a partir da imagem de uma placa situada na Malásia.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua