O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Há bilhetes para o Benfica-Sporting no Jamor a mais de mil euros?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
Os ingressos para a final da Taça de Portugal, a 25 de maio, começaram a ser vendidos pelos seus promotores oficiais esta segunda-feira e esgotaram em 48 horas. No mercado negro, mesmo naquele que é menos informal, estão a ser comercializados a preços elevados. Mas ascendem aos quatro dígitos?   

 

Os bilhetes para o Benfica-Sporting da final da Taça de Portugal desta época (25 de maio, às 17.15h) foram colocados à venda na segunda-feira, dia 12 de maio. Nas três entidades que os disponibilizaram – Federação Portuguesa de Futebol, Benfica e Sporting –, os ingressos esgotaram-se em menos de 24 horas. No caso da FPF, na própria segunda-feira de manhã, no Sporting no dia seguinte e no Benfica na quarta-feira (dia 14), cerca das 10 da manhã.

Os critérios (internos) de prioridade para a aquisição destes bilhetes estiveram envolvidos em polémica, como aconteceu no Benfica, onde diversos sócios que não são detentores do Red Pass criticaram a primazia aos detentores deste tipo de bilhete/passe anual (de que é exemplo o historiador João Paulo Oliveira e Costa, que manifestou o seu descontentamento na própria BTV, no programa As Lanças Apontadas, ontem à noite).

Na manhã desta quinta-feira, numa das plataformas mais concorridas de revenda de bilhetes (o Viagogo), é, de facto, possível encontrar bilhetes para a final da Taça de Portugal que atingem os quatro dígitos. Em concreto, a 1.049 euros, para a Arquibancada Superior (há dois bilhetes disponíveis, lado a lado). No mesmo site, há outros seis anúncios, cujo preço varia entre 410 e 933 euros.

 

Em todas estas sete “ofertas”, apenas é possível efetuar a compra dos dois bilhetes em conjunto, mas os preços indicados são para cada bilhete. Assim, por exemplo no caso do ingresso mais caro, o comprador terá de despender 2.098 euros (para dois lugares entre a assistência).

O preçário oficial dos lugares do Estádio do Jamor para este jogo, divulgado pela FPF, estipulava preços de 20, 30 e 40 euros.

Recorde-se que a venda de bilhetes a preço superior àquele que foi definido pelo promotor do espetáculo ou evento é crime (especulação), punível com pena entre os 6 meses e os 3 anos de prisão e multa não inferior a 100 dias, conforme o Decreto-Lei n.º 28/84, de 20 de janeiro.

 

Assim, é verdadeiro que há bilhetes para a final da Taça de Portugal do próximo dia 25 a mais de mil euros.

 

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque