No X, está a circular um vídeo que mostra parlamentares iranianos a queimar uma bandeira dos Estados Unidos da América (EUA). Garante-se que o acontecimento é recente e que está relacionado com a (má) relação entre o território iraniano e Israel, apoiado pelos norte-americanos. https://x.com/drgpt1/status/1935410855954497828?s=48
Segundo a SIC Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, afirmou ter “provas sólidas” do apoio dos EUA ao ataque de Israel ao território iraniano: “Temos provas sólidas do apoio das forças e bases norte-americanas na região aos ataques das forças do regime sionista.” Já Donald Trump garantiu que Washington “não teve nada a ver” com os ataques israelitas ao Irão. Mas será que este vídeo mostra o Parlamento do Irão a queimar uma bandeira norte-americana?
Sim, no entanto a gravação remonta a 9 de maio de 2018. Nesse dia, vários deputados iranianos organizaram uma manifestação horas depois de Trump ter anunciado que ia abandonar o acordo nuclear internacional de 2015. No hemiciclo, ouviu-se “Morte à América” e o presidente do Parlamento do Irão, Ali Larijani, disse mesmo: “Eles [EUA] precisam de saber que, nestas circunstâncias, o Irão não tem compromisso de permanecer na mesma posição nuclear em que estava antes.”
Durante a manifestação, os deputados incendiaram uma bandeira de papel dos EUA, a mesma que se vê no vídeo que está agora a ser partilhado nas redes sociais.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: