Na passada quarta-feira, a Guarda Costeira mexicana apreendeu um carregamento de 45,78 quilos de cocaína embalados com o emblema do Benfica", indica-se na mensagem da publicação.

"A droga, que era proveniente de Guayaquil, no Equador, tinha como destino o porto mexicano de Manzanillo, cidade do Estado de Colima. Até ao momento, não foi avançado qualquer motivo para que os pacotes tenham como elemento identificativo o emblema do clube português", conclui-se.

Na imagem associada é visível o emblema do Sport Lisboa e Benfica. Essa imagem e a história da apreensão são autênticas?

Sim. O Polígrafo confirmou a autenticidade da imagem através de aplicações como a TinEye e a veracidade da história da apreensão de droga que foi noticiada esta semana em vários media mexicanos, nomeadamente pela AFmedios Noticias de Colima (pode ver aqui a reportagem em causa).

A apreensão do carregamento de droga foi efetuada pela Guarda Costeira do México na quarta-feira, dia 7 de maio, consistindo em 45,78 quilogramas de cocaína, embora ainda não tenha sido comprovado pelas autoridades se todas as embalagens contêm essa mesma substância. De facto, na maior parte das embalagens figura o emblema do Sport Lisboa e Benfica.

A intercepção do carregamento ocorreu no porto de Manzanillo, cidade situada no Estado mexicano de Colima. Encontrava-se no interior de um navio baptizado como Long Beach Trader, com a bandeira da República de Malta.

O Polígrafo contactou fonte oficial do Benfica, que sublinhou que este é um esquema vulgar e que não é a primeira vez que a imagem de grandes clubes ou de jogadores famosos são identificadas em carregamentos de droga. Até Cristiano Ronaldo já foi utilizado para "adornar" embalagens:

Ronaldo

Além disso, há outro detalhe digno de nota: o símbolo utilizado nas embalagens é anterior a 1999, ano em que o Benfica fez uma atualização gráfica do seu logótipo. A maior diferença é que no atual as patas da águia estão por cima - e não abaixo - da roda.

Benfica
O símbolo de 1999...
Benfica
...e o atual

_________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network