O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Guarda-costas de Zelensky provocou episódio de violência em bar de Nova Iorque?

Internacional
O que está em causa?
"Um dos guarda-costas de Zelensky iniciou uma luta num bar não muito longe do escritório da ONU, nos EUA, porque os visitantes não queriam gritar 'Glória à Ucrânia'". Será verdade?

Uma publicação no X/Twitter introduz um vídeo, com o logótipo do USA Today no canto superior direito, em que são mostradas imagens dispersas: de uma rixa que parece ocorrer à porta de um bar, de interiores de bares, do que parece ser uma comitiva liderada por Zelensky e da sede das Nações (Nova Iorque). Na parte final das imagens, vê-se agentes da polícia a fazer algumas detenções (e as legendas do vídeo a informarem que as pessoas levadas eram as intervenientes na alegada luta que envolvera o guarda-costas de Zelensky).

[twitter url=”https://twitter.com/EmbassyofRussia/status/1706677604307120579″/]

A legenda das imagens refere também o nome do bar (The Campbell Bar) e o dia da suposta altercação (21 de setembro).

O jornal de fact-checking norte americano “Lead Stories” fez a verificação desta publicação e concluiu que era falsa. São seis os factos que demostram a sua não veracidade:

  1. A Polícia de Nova Iorque desmentiu ao “Lead Stories” qualquer episódio de violência e necessidade de intervenção da sua parte no bar e dia referidos: “Não há relatórios de reclamações arquivados com as informações fornecidas.”
  2. A gerente de marketing do The Campbell Bar, também contactada pelo jornal de fact-checking, negou a existência de algum conflito físico naqueles dias no interior ou imediações do mesmo: “O vídeo é falso e nenhum incidente ocorreu dentro ou nos arredores do The Campbell.”
  3. O USA Today já tinha, igualmente, refutado a autenticidade do vídeo, negando que a empresa de comunicação o tenha produzido ou publicado: mídia tenha publicado o clipe: “O vídeo que circula no X (antigo Twitter), usando o logotipo e a marca do USA Today, é falso. (…) Apresentamos uma reclamação por informações falsas junto da plataforma para impedir de imediato a propagação de desinformação.”
  4. A entrada do bar, segundo imagens do Google, é bastante diferente das mostradas pelo vídeo (está rodeada de arranha-céus e não por prédios residenciais baixos).
  5. Estando localizado numa zona central de Nova Iorque (no mesmo quarteirão do edifício principal da ONU) e principalmente junto a um interface de transportes (Grand Central Terminal), a iluminação da rua onde está o bar é bastante mais forte do que aquela que é apresentada nas imagens.
  6. O presidente da Ucrânia foi a Nova Iorque (para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas) a 19 de setembro – e não a 21, dia da rixa em que pretensamente um seu guarda-costas teria estado envolvido.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque