No Facebook, moradores do concelho de Leiria estão a revoltar-se contra um grupo de muçulmanos que alegadamente destruiu uma árvore de Natal no shopping da cidade. “Shopping Leiria… muçulmanos a destruir árvore de Natal. É assim que se querem integrar”, descreve um “post” partilhado no início deste mês no Facebook.
Problema? O vídeo não foi filmado em Portugal e a narrativa partilhada no Facebook está longe da verdade, tal como o Polígrafo já verificou noutras ocasiões. O vídeo, originalmente divulgado em janeiro 2016, foi recuperado para afirmar que os imigrantes não respeitam a “nossa cultura”. Isto apesar de o registo mostrar um evento pós-Natal que aconteceu no Cairo, capital do Egito.
O vídeo foi gravado no Mall of Arabia, um shopping no Cairo, e a sua publicação original foi feita no YouTube, em janeiro de 2016, e mostra que as pessoas na filmagem não estão a destruir a árvore, mas sim a participar numa atividade recreativa. A árvore de Natal era escalável e vários participantes, adornados com gorros de Natal, tentavam pegar nos presentes que se encontravam no topo da mesma para serem distribuídos pelas crianças.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, também fez o esclarecimento na sua página de Facebook: “Esta afirmação é absolutamente falsa. O vídeo não foi gravado em Leiria, nem tem qualquer ligação com o nosso concelho. Pedimos a todos que confirmem a veracidade e a origem das informações antes de as partilharem nas redes sociais. Espalhar notícias falsas cria divisões e afeta a coesão da nossa comunidade.”
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: