Uma aparente lista dos bens detidos pela ativista climática Greta Thunberg foi hoje partilhada num tweet com a indicação de que o património da visada ascende a “18 milhões de dólares” e que o rendimento anual é de dois milhões de dólares. A somar a isto, a informação de que herdou 10 milhões de dólares dos avós, cujo valor foi obtido através da “venda a alemães nazis de arte e antiguidades roubadas”, tem nove carros, seis casas e gasta mensalmente 100 mil dólares.
Na descrição do tweet, a crítica: “Quem diria que servir de atriz climática para os globalistas era tão bem pago.”
A informação exposta é verdadeira?
A alegação que se tornou viral nas últimas horas já não é nova. Em janeiro de 2024 circulava a mesma tabela com origem no portal “Caclubindia“, que deixava o aviso de que “o conteúdo deste site é recolhido de diversas fontes on-line, incluindo Twitter, fontes anónimas, artigos de notícias, publicações em blogs, Forbes e publicações em redes sociais”. Por esse motivo, o portal não garante a “exatidão ou integridade” da informação que publica nem sequer se responsabiliza pela mesma.
Além disso, não existem fontes credíveis que confirmem esta tese.
Em entrevista dada ao jornal The Times em 2022, a ativista sueca garantiu que “não gera rendimentos com o ativismo” e que o seu apoio financeiro provém “exclusivamente de uma bolsa de estudo destinada à sua formação universitária”.
Também o porta-voz de Thunberg confirmou à AFP – a propósito de uma imagem satírica que dizia que Thunberg estava no topo da lista dos ativistas mais bem pagos do mundo – que a jovem “não recebe salário” pelo seu trabalho nem aceita qualquer contrapartida financeira pelas suas aparições ou compromissos. E relativamente aos dois livros da autoria da jovem, todo o rendimento gerado é “doado a instituições de caridade“, apontou o porta-voz.
De acordo com a plataforma de verificação de factos “Fact Crescendo“, os registos públicos do imposto sobre o rendimento sueco, que são públicos, também não mostram que os ativos de Thunberg ascendam a “18 milhões de dólares”. Thunberg e a família pertencem à classe média alta, mas longe do que se alega nas redes sociais sobre a situação económica da ativista.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: