"Para fechar este dossier. Graça Freitas: 'Não foram reportados casos de contágio ligados à Festa do Avante!" Esta é a mensagem da publicação em causa, denunciada como sendo falsa ou enganadora.

A citação é atribuída à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, mas será que é verdadeira ou apócrifa?

No dia 16 de setembro de 2020, durante a conferência de imprensa de atualização dos dados sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal, questionada sobre esta matéria, Graça Freitas afirmou que "não existe conhecimento de cadeias de transmissão ou de casos diretamente associados a eventos de massas, até à data".

Nessa declaração, a diretora-geral da Saúde não se referiu de forma explícita à "Festa do Avante!", ou qualquer outro "evento de massas", ao contrário do que se alega na publicação em causa.

Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que Graça Freitas não proferiu a frase citada na publicação. Aliás, nunca se referiu à existência ou não de casos de Covid-19 relacionados com a "Festa do Avante!", especificamente.

Concluímos assim que se trata de uma citação falsa.

__________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network