"Porque é que não começou, já agora, no início do ano, com a entrega de computadores e redes informáticas como prometeu que faria?" Esta foi a pergunta do deputado Adão Silva, do PSD, dirigida a António Costa, no debate de ontem na Assembleia da República sobre política geral, com a presença do primeiro-ministro e outros membros do Governo.

Confirma-se que o Governo prometeu distribuir computadores a todos os alunos no início do ano letivo e passados cerca de cinco meses ainda não cumpriu?

Sim. A promessa foi claramente expressa pelo primeiro-ministro António Costa, em entrevista à Agência Lusa, no dia 11 de abril de 2020.

"Assumimos um objetivo muito claro: nós vamos iniciar o próximo ano letivo assegurando o acesso universal à rede e aos equipamentos a todos os alunos do ensino básico e secundário", garantiu então Costa.

"É muito mais do que ter um computador ou um tablet. É ter isso e possuir acesso garantido à rede em condições de igualdade em todo o território nacional e em todos os contextos familiares, assim como as ferramentas pedagógicas adequadas para se poder trabalhar plenamente em qualquer circunstância com essas ferramentas digitais", assegurou.

Em novembro de 2020 começaram a ser disponibilizados os primeiros 100 mil computadores, dando prioridade aos estudantes mais carenciados, abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar. Além dos computadores, também foi disponibilizado acesso à Internet por banda larga móvel. "Já foram lançados os procedimentos para a aquisição de um número muito significativo de outros computadores também para alunos com ação social escolar que deverão chegar, esperamos, este ano letivo às nossas escolas", anunciou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, através de comunicado.

No debate de ontem, em resposta ao deputado do PSD, o primeiro-ministro reconheceu que "o Governo não cumpriu o seu objetivo". Contudo, salientou que "foram distribuídos até agora 100 mil computadores que cobriram todos os alunos dos escalões A e B. Temos já adjudicados os 350 mil computadores restantes".

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network