"Os deputados do PSD assistem com preocupação ao facto de, nas vésperas do regresso às aulas do ano letivo 2020/2021, não existirem informações de desenvolvimentos ou data assegurada para a conclusão do programa de distribuição de computadores aos alunos, uma promessa recente do senhor primeiro-ministro e do senhor ministro da Educação", destaca-se na pergunta entregue hoje no Parlamento e assinada por Alexandre Poço, atual líder da Juventude Social-Democrata (JSD), Margarida Balseiro Lopes e André Neves.

Segundo informa a Agência Lusa, os deputados sociais-democratas pretendem saber em que fase de distribuição de computadores se encontra o programa "Escola Digital" e quantos alunos ainda não receberam o referido equipamento.

Nesse sentido, questionam: "Quando é que se prevê a concretização da promessa do primeiro-ministro e do ministro da Educação da chegada deste equipamento a todo o território nacional? Consegue o Governo garantir a conclusão da distribuição a tempo do início do ano letivo 2020/2021?"

Os três deputados salientam que, depois de no último ano letivo a passagem para o ensino à distância devido à pandemia de Covid-19 ter deixado "milhares de alunos desconectados das suas escolas, por não possuírem os equipamentos indispensáveis", este ano "o Governo deve preparar-se para todos os cenários".

"Em março, a pandemia apanhou todos de surpresa, para este novo ano letivo exigimos uma melhor preparação e que o Governo cumpra a promessa que fez aos alunos e aos encarregados de educação", apela Alexandre Poço, em comunicado da Comissão Política da JSD, indicando que tem recebido "vários relatos de atrasos na entrega".

Confirma-se que o Governo prometeu assegurar computadores para todos os alunos no início do novo ano letivo?

Sim. A promessa foi claramente expressa pelo primeiro-ministro António Costa, em entrevista à Agência Lusa, no dia 11 de abril de 2020.

"Assumimos um objetivo muito claro: nós vamos iniciar o próximo ano letivo assegurando o acesso universal à rede e aos equipamentos a todos os alunos do ensino básico e secundário", garantiu então Costa.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network