"O tipo está feliz como se pode ver na foto tirada logo após a nomeação da Stépha, e garante que esta é uma boa aposta para tirar a TAP do quase buraco em que está e metê-la definitivamente no buraco", acrescenta-se na mensagem da publicação em causa.

Verdade ou falsidade?

Não encontramos qualquer informação fidedigna que aponte para a suposta nomeação de Stéphanie Silva como nova presidente da TAP, companhia aérea portuguesa.

De acordo com as mais recentes notícias, a escolha do(a) novo(a) presidente executivo da TAP ainda não foi tomada e vai passar por um processo de seleção adjudicado a uma empresa consultora de recursos humanos.

A TAP vai contratar uma consultora de recursos humanos para fazer a avaliação dos gestores da empresa, apoiando o processo de reestruturação, segundo indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no dia 21 de julho.

“Haverá outra empresa de ‘head hunting’ [consultora de recursos humanos], que não é contratada por nós, para fazer a avaliação das primeiras linhas da TAP, das segundas linhas, dos quadros da TAP, para percebermos quem são, que valências têm, que experiência têm, que competências têm”, disse então o ministro, à saída de uma audição na Assembleia da República.

O objectivo, esclareceu o governante, é o de conhecer a empresa, as pessoas e até as competências que já nela existem. O ministro explicou ainda que é a própria TAP que está a fazer o processo de escolha da empresa consultora, bem como do banco de investimento.

Compete ao Governo fazer a escolha da empresa que terá como função selecionar o novo presidente executivo (CEO) da TAP, que vai suceder a Antonoaldo Neves na liderança do grupo. A saída do até agora presidente executivo da TAP foi anunciada a 3 de Julho, no dia em que o Governo avançou com a solução de saída do acionista David Neeleman do capital da companhia aérea portuguesa.

Stéphanie Silva é a atual diretora do Departamento Jurídico da TAP e está casada com Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Devido a essa ligação pessoal tem sido alvo de diversas publicações nas redes sociais, algumas das quais já analisadas (pode ler aqui ou aqui) pelo Polígrafo.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network