O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Governo deu os parabéns a Cristiano Ronaldo mas não lamentou a morte de Maria Teresa Horta?

Política
O que está em causa?
"Publicação de pesar pelo falecimento de Maria Teresa Horta? Achas?! Ronaldo faz anos? Siga!". Será que esta falha apontada ao Governo tem algum fundamento?

Cristiano Ronaldo, português considerado um dos melhores jogadores de futebol do mundo, fez 40 anos a 5 de fevereiro. Maria Teresa Horta, jornalista, escritora e poeta que sofreu às mãos da PIDE, faleceu um dia antes. Destes dois acontecimentos, a República Portuguesa só assinalou um, aponta-se no X.

“Publicação de pesar pelo falecimento de Maria Teresa Horta? Achas?! Ronaldo faz anos? Siga!”, assinala um “tweet” com quase 100 mil visualizações. 

Mas será que a queixa tem razão de ser?

Não. O Polígrafo recuou na conta oficial da República Portuguesa e fez as contas: foram zero as vezes em que o X foi utilizado por este Governo para partilhar uma nota de pesar. Quanto às parabenizações, houve pelo menos mais uma, apenas um dia antes do aniversário de Ronaldo. A visada foi a judoca Patrícia Sampaio, que conquistou o ouro no Grand Slam de Paris.

Além disso, o Governo não ficou calado quanto a Maria Teresa Horta. Em nome do Executivo, Luís Montenegro escreveu o seguinte na sua conta oficial de Primeiro-Ministro: “Maria Teresa Horta deixa na nossa história um importante exemplo de liberdade e luta pela valorização do lugar da Mulher. Em meu nome pessoal e do Governo, deixo aos familiares, amigos e leitores sentidas condolências.”

É, aliás, a esta conta que o Governante recorre sempre para tornar públicas as notas de pesar. Uma decisão partilhada por políticos em todo o mundo, por se tratar de uma mensagem mais direta e menos impessoal. Ou seja, é falso que o Governo tenha ignorado o falecimento de Maria Teresa Horta. Assinalou a data através da conta oficial do Primeiro-Ministro.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque