"A caça é ou não útil na defesa do ambiente?" Esta foi uma das questões colocadas a Inês de Sousa Real, líder do PAN, ao longo do aceso debate de ontem à noite na RTP3, em que enfrentou Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP. "De todo, não acreditamos, nem acompanhamos essa visão de sociedade", respondeu prontamente Sousa Real.

Segundo a líder do PAN, "a caça tem sido uma das atividades humanas apontadas internacionalmente pela comunidade científica como a que mais pressão coloca sobre as espécies e a proteção da biodiversidade, o que é absolutamente essencial se queremos deixar um planeta mais vivo".

"Os 10 milhões de euros que ainda recentemente foram dados ao setor da caça pelo Governo deveriam ser canalizados, sim, para proteger as espécies", defendeu.

Esta alegação é verdadeira?

Um comunicado do Governo, emitido no dia 13 de abril de 2021, confirma que sim. Num encontro que reuniu o Conselho Nacional da Caça, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, foram apresentados "os apoios que o Governo mobilizará para o setor [da caça], que totalizam 10,4 milhões de euros".

"Através do Programa de Desenvolvimento Rural, serão afetos cinco milhões de euros à promoção da biodiversidade e ao valor ambiental e social dos espaços florestais, que permitirão financiar medidas de compatibilização da atividade cinegética, ações de monitorização da fauna e medidas de salvaguarda sanitária", destaca-se no mesmo documento.
Refere-se ainda que, através do Fundo Ambiental, mobilizaram-se quatro milhões de euros "para apoiar as entidades gestoras de zonas de caça pelas despesas realizadas na gestão e melhoria de habitats, por exemplo, na instalação ou manutenção de pontos de água para abeberamento da fauna selvagem ou na realização de sementeiras e desmatações".
Por fim, informa-se que o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos vai financiar inventários de caça.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network