A mensagem da publicação em causa é simples e direta: o atual Governo de Portugal tem um total de 70 membros, ao passo que o Governo de Espanha tem 43 membros, o Governo de França tem 36 membros, o Governo da Alemanha tem 34 membros e a Administração dos Estados Unidos da América (EUA) liderada pelo presidente Donald Trump dispõe de 16 membros.

Estes números estão corretos?

Começando pela Espanha, o novo Governo liderado por Pedro Sánchez, do PSOE, está prestes a tomar posse, constituído por 22 ministros e 30 secretários de Estado (além do presidente Sánchez), o que perfaz um total de 53 membros (e não 43 como está indicado na publicação em análise).

No que respeita à França, além do primeiro-ministro Édouard Philippe, o atual Governo é constituído por 16 ministros e 21 ministros de Estado (equivalentes a secretários de Estado). No total são 38 governantes, número ligeiramente superior ao que é indicado (36) na publicação.

Quanto à Alemanha, além da chanceler Angela Merkel e do vice-chanceler Olaf Scholz, o Governo Federal é constituído por 14 ministros e 34 secretários de Estado. No total são 50 governantes, número bastante superior ao que é indicado (34) na publicação.

Por fim, a Administração Trump dispõe de 16 membros de topo, embora pudessem ser acrescentados mais cargos de alto nível como o de chefe de gabinete da Casa Branca ou o de representante do Comércio dos EUA. Neste caso, porém, validamos o número apresentado na publicação, ao contrário dos anteriormente referidos.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Misto: as alegações do conteúdo são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou incompleta.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso