O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Governo da Alemanha admitiu que vacinados contra a Covid-19 estão a desenvolver sintomas iguais aos provocados pelo VIH?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Várias publicações no Facebook replicam a informação de que o Governo da Alemanha divulgou que várias pessoas vacinadas contra a Covid-19 se encontram a desenvolver sintomas semelhantes aos da SIDA, doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). Há algum fundamento para a alegação?

“O governo alemão admitiu que um ‘número alarmante’ de pessoas vacinadas está a desenvolver ‘sintomas semelhantes aos da SIDA”, destaca-se num post no Facebook, de 4 de fevereiro. Na legenda da publicação acrescenta-se que o facto é “preocupante”.

Verdade ou falsidade?

Em primeiro lugar, importa esclarecer que SIDA é a sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, causada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), sendo a fase final da infeção. Por outro lado, a desinformação relacionada com vacinas, e mais concretamente com as vacinas contra a Covid-19, tem sido uma constante nas redes sociais desde o início da pandemia.

Voltando à publicação em análise, quase todos os posts em que a alegação é realizada citam o site “NewsPunch”, uma conhecida fonte de desinformação relacionada com a Covid-19 e vacinação. No artigo referido é divulgado um relatório do Instituto Robert Koch, uma agência de saúde do Governo da Alemanha, sobre a situação da Covid-19 no país a 30 de dezembro de 2021.

Foi o próprio instituto a confirmar à AFP Checamos, em abril de 2022, que o documento não menciona qualquer relação das vacinas com sintomas idênticos aos da SIDA. Tanto que nem as próprias palavras – SIDA e HIV – são referidas no relatório. Além disso, não é feita qualquer referência a casos adversos ou relatos de efeitos secundários da vacina contra a Covid-19, ou de problemas imunológicos causados por elas nesse documento.

Também não existe registo público de que o Ministério da Saúde da Alemanha tenha comunicado, em algum momento, que as vacinas contra a Covid-19 tenham alguma relação com a SIDA.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...