"Governo alemão, admite o engano mundial. Covid-19 nunca existiu, foi 'falso alarme'. Foi apenas uma gripe de Inverno, diz o governo alemão", alega-se no texto da publicação em causa. "E agora? Quem indeminizações os milhões de vítimas colaterais? Quem?"

"Augusto Ramos escreveu uma série de artigos que anunciavam uma operação massiva e global em 2020. Pressupunha um ataque hacker e não uma epidemia. Ambos serviriam para uma coisa: esconder a contabilidade e incompetência dos bancos centrais, Incluindo o Banco Central Europeu, e a União Europeia, que agora querem surgir com asas brancas de salvação, quando estão na origem da fraude Covid", acrescenta-se no mesmo texto.

Estas alegações são verdadeiras?

Não encontramos qualquer dado factual que sustente tais alegações. O Governo da Alemanha não "admite" que a pandemia de Covid-19 "nunca existiu" e foi "falso alarme". Nenhum governante alemão proferiu declarações que apontem nesse sentido.

Na verdade, até ao momento já se contabilizam mais de 180 mil infetatados com Covid-19 na Alemanha, resultando em mais de 8.000 mortes.

________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network