"Obrigada, senhores governantes. Gasolina em Portugal 17 cêntimos por litro mais cara do que a média da União Europeia no quarto trimestre", lê-se no post de 7 de fevereiro no Facebook, denunciado como falso ou enganador.

Nesse mesmo dia, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou o "Boletim de Preços UE-27 de Combustíveis", referente ao quarto trimestre de 2021.

De acordo com os dados da ERSE sobre a comercialização de gasolina 95 simples, "no quarto trimestre de 2021, Portugal apresentou um preço médio de venda e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na União Europeia, na ordem dos 17 cêntimos por litro e 2 cêntimos por litro, respetivamente".

No mesmo relatório salienta-se que "de entre os oito países analisados em maior detalhe, Espanha apresentou o preço médio de venda mais baixo, cerca de 21 cêntimos por litro inferior ao preço médio praticado em Portugal. Porém, desconsiderando
o efeito fiscal, o preço médio deste combustível no mercado nacional foi inferior em cerca de 3 cêntimos por litro aos valores praticados em Espanha".

Segundo a ERSE, "Portugal apresentou, no trimestre em análise, uma carga fiscal no preço médio de venda da gasolina 95 simples na ordem dos 57%, valor superior à média registada na União Europeia (53%), a Espanha (49%), à Alemanha (54%) e à Bélgica (55%). Espanha apresentou a menor carga fiscal do conjunto dos oito países analisados em maior detalhe, cerca de 8 pontos percentuais inferior ao peso dos impostos que se verificou no mercado nacional. A carga fiscal aplicada nos dois países explicou a prática de preços médios de venda deste combustível no mercado nacional superiores aos preços médios praticados em Espanha".

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network