O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Garrafa de azeite à venda no Auchan por valor mais alto do que uma garrafa de whisky?

Sociedade
O que está em causa?
Qualquer dia "temos de cozinhar com whisky", ironiza-se numa publicação no Facebook, apontando para o exemplo (ilustrado em fotografia) de um supermercado em que uma garrafa de azeite custa 13,49 euros e uma garrafa de whisky custa 12,94 euros. Verdade ou mentira?

“Se calhar… Temos de começar a cozinhar com whisky”. Este comentário acompanha uma publicação partilhada na rede social Facebook, que apresenta duas imagens que aparentam ter sido captadas no mesmo supermercado em Portugal. Uma delas exibe garrafas de azeite da marca “Oliveira da Serra” por 13,49 euros cada, ao passo que uma garrafa de whisky da marca “J&B” estaria à venda por um preço mais baixo (12,94 euros). 

Em causa, mais especificamente, os seguintes produtos: o “Whisky Novo J&B Rare 0,70L” e o “Azeite Oliveira da Serra Virgem Extra Ouro 750ML”. Perante os montantes associados a cada produto, o autor da publicação aponta ainda: “Com os preços especulativos do azeite, desde a produção ao retalho, temos de cozinhar com uísque [whisky].”

Mas será que estes preços são reais e atuais? 

Uma pesquisa no “Google” pelo produto “Whisky Novo J&B Rare 0,70L” e pelo preço que lhe está associado – 12,94 euros – remete-nos imediatamente para o site do Auchan, onde este produto estaria à venda pelo referido montante.

Mas assim que se acede à referida página, é possível constatar que esse não é, pelo menos atualmente, o preço de venda do produto, mas sim 17,98 euros, como informa a mesma plataforma. Porém, a etiqueta amarela com a letra a vermelho visível na fotografia analisada indica que, nesse caso, estaria a ser aplicado um preço promocional, à semelhança do que acontece nos folhetos da marca. 

No que toca ao “Azeite Oliveira da Serra Virgem Extra Ouro 750ML”, refira-se que, no site do Auchan, esse produto está, de facto, à venda por 13,49 euros, tal como ilustrado na imagem que acompanha a alegação. O que sustenta ainda mais a tese de que as fotografias terão sido captadas em lojas desta cadeia de supermercados.

Em resposta ao Polígrafo, fonte oficial da marca confirmou isso mesmo, apontando que o “PVP [Preço de Venda ao Público] do azeite que surge na publicação refere-se a uma azeite da gama premium da marca em questão (Oliveira da Serra)”.

Explicou também que o “azeite standard da mesma marca tem um PVP mais baixo” – de 8,99 euros, embora esteja em vigor, até 2 de maio, um preço promocional de 7,49 euros, segundo a informação que consta no site do Auchan. A mesma fonte justificou-se ainda com o “aumento do preço do azeite” ao longo dos últimos meses, uma “situação” que tem vindo a ser “noticiada”.

Sobre o preço do produto “Whisky Novo J&B Rare 0,70L”, o Auchan confirmou que, no “caso da publicação em questão, o Whisky J&B encontrava-se em promoção temporária” e que “na própria etiqueta há referência à data de início e à data de fim da promoção”. Ainda assim, o “PVP normal” do produto “é o que está em vigor neste momento (17,89 euros)”, sendo que o “preço base deste artigo não se altera há largos anos”.

E concluiu esclarecendo que o “PVP apenas tem alterado em janeiro por força do aumento do IEC (Imposto Especial Consumo) decretado pelo Orçamento do Estado”.

Assim, confirma-se que o produto “Azeite Oliveira da Serra Virgem Extra Ouro 750ML” esteve à venda, no Auchan, por um valor mais elevado do que uma garrafa de “Whisky Novo J&B Rare 0,70L”, ainda que este último artigo estivesse, naquela altura, em promoção.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque