- O que está em causa?A informação circula desde o início de junho e milhares de internautas têm partilhado que a Rússia, o Brasil e a Turquia abandonaram a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o próprio organismo, a informação é totalmente falsa.

“Rússia, Turquia e Brasil abandonam a OMS. Espero que os restantes países façam o mesmo! A humanidade precisa de um mundo livre”, lê-se num tweet de 5 de junho, com quase duas mil partilhas. Esta publicação e muitas outras semelhantes foram feitas dias depois de ter terminado a 75.ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorreu entre 22 e 28 de maio.
Mas será verdade?

O Polígrafo consultou a lista de membros da Organização Mundial da Saúde e, a 18 de junho de 2022, tanto a Rússia como o Brasil e a Turquia ainda constavam entre os Estados membros do organismo.
Além disso, uma pesquisa sobre o suposto abandono dos três países não resulta em nenhuma notícia publicada por meios de comunicação social internacionais. Também nas redes sociais dos ministérios da Saúde do Brasil e Turquia não foi feito qualquer anúncio ou comunicado sobre o assunto, tal como não há qualquer referência no site do ministério da Saúde da Rússia.
Em resposta à Agence France-Presse, o gabinete de comunicação da OMS também garantiu: "Nenhum dos 194 membros da OMS anunciou à OMS a sua intenção de retirar-se da organização."
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
