O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Funcionários da autarquia de Valência estão a instalar luzes de Natal durante o combate às inundações causadas pela tempestade DANA?

Internacional
O que está em causa?
Circula nas redes sociais um vídeo que, de acordo com a legenda que o acompanha, mostra trabalhadores da autarquia de Valência a decorar a cidade com iluminação natalícia, em vez de estarem a prestar apoio às pessoas afetadas pelas inundações provocadas pela tempestade DANA. Verdadeiro ou falso?

“A Presidente da Câmara de Valência está a colocar as luzes de Natal neste momento. Em vez de enviar os trabalhadores para ajudar”, lê-se numa publicação partilhada, a 4 de novembro, na rede social X, numa altura em que a Comunidade Valenciana continua a braços com as consequências devastadoras da DANA (Depresión Aislada en Niveles Altos, em português Depressão Isolada em Níveis Altos) no território.

A afirmação acompanha um vídeo que aparenta mostrar, de facto – e como muitos outros que viralizaram recentemente “online” –, o momento em que estarão a ser instaladas as decorações natalícias na capital da região, onde já foi confirmado o óbito de mais de 200 pessoas na sequência das cheias causadas pelas chuvas torrenciais. “Para além de serem incompetentes, não têm coração”, acrescenta-se no tweet em causa.

Mas será que existem razões para dizer que o vídeo é atual e, além do mais, que são colaboradores da autarquia que estão a realizar esse trabalho?

O tema foi analisado pela plataforma espanhola de fact-checking Maldita”, que obteve da autarquia local o esclarecimento de que os trabalhadores que se vislumbram no vídeo pertencem a “uma empresa externa”, denominada como Just, que começou a proceder à instalação das referidas luzes já no mês de outubro. 

Assegurando que foi pedido a esta empresa privada para “interromper momentaneamente a sua montagem” – a partir desta terça-feira, 5 de novembro –, a Câmara de Valência garantiu ainda que os indivíduos que podem ser identificados nas imagens que viralizaram nas redes sociais “não são funcionários nem veículos da Câmara” e que “são trabalhadores de uma empresa à qual foi adjudicado o contrato há vários meses”. Não se tratando, portanto de “pessoal qualificado para realizar trabalhos de ajuda em Valência ou nos seus distritos”. 

De facto, através da Plataforma de Contratação Pública de Espanha, é possível confirmar que foi adjudicado a 2 de agosto de 2024, por parte da autarquia citada, um contrato com a duração de três anos (entre 2024 e 2027) à empresa Iluminaciones Just, S. L. Precisamente para a instalação de “iluminação ornamental” para as festividades natalícias dos anos correspondentes.

Segundo o mesmo contrato, é a esta empresa que cabem, portanto, os “trabalhos de preparação, montagem, manutenção e desmontagem de unidades de elementos de iluminação, vigilância das decorações instaladas e outros componentes acessórios” – e não à autarquia. O que contradiz, portanto, a tese que se encontra a circular nas redes sociais.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque