O primeiro jornal português
de Fact-Checking

FPF credenciou Fernando Madureira para o jogo Suíça-Portugal? Não, a fotografia é do Mundial de 2018

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma fotografia do chefe dos Super Dragões com a camisola da seleção nacional circula nas redes sociais. O texto que acompanha a publicação alega que foi acreditado pela Federação Portuguesa de Futebol para assistir ao jogo do último fim de semana, agora que cumpre uma pena pela prática de diversos ilícitos em estádios. Mas a fotografia é de 2018.

Após o Suíça-Portugal do passado domingo, algumas publicações nas redes sociais – uma delas já apagada – divulgavam uma fotografia do líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, com a camisola da seleção nacional e o que parece ser um colar com um crachá de acreditação.

“Mais um escândalo. Fernando Madureira com acreditação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para assistir ao jogo. A promiscuidade à vista de todos.”, é a legenda da imagem que depois se disseminaria pelas redes.

A possível credenciação da Federação Portuguesa de Futebol estaria envolta ainda em maior polémica, agora (maio) que o líder da maior claque do FC Porto viu confirmada pelo Tribunal da Relação do Porto a pena de cinco meses de proibição de entrar em recintos desportivos pela prática de quatro infrações relacionadas com “atos de incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância, arremesso de objetos e uso de vestuário que incita à violência ou intolerância nos espetáculos desportivos”.

A fotografia em causa é do jogo do passado domingo?

Não. O Polígrafo verificou que a fotografia apresentada é de 2018, tendo sido publicada pelo jornal “Record“. Foi tirada no dia 20 de junho, no Estádio Luzhniki (Moscovo), no jogo Portugal-Marrocos, relativo à 2ª jornada do Grupo B da fase final do Mundial de futebol de 2018.

Se analisada com mais pormenor, a fotografia também permite perceber que há vários adeptos com aquele colar que parece de credenciação, sendo que já um ano antes desse jogo a Federação Portuguesa de Futebol se demarcara da claque (não legalizada) que apoiava a seleção nacional: os Ultras Portugal (também chefiada por Madureira).

Finalmente, e quanto a 2022, conforme noticiou o jornal “O Jogo“, Fernando Madureira esteve mesmo presente no jogo disputado em Genebra, para a Liga das Nações, mas sem credenciação e sem correspondência com a fotografia publicada nas redes sociais. A interdição ao líder dos Super Dragões imposta pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto e confirmada por dois tribunais não é aplicável a recintos desportivos fora de Portugal.

Em suma, é falso que a fotografia em causa seja referente ao Suíça-Portugal do passado domingo e que a FPF tenha credenciado Fernando Madureira para estar presente nesse jogo. A imagem é de um jogo de 2018, no Mundial da Rússia.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque