"Doente em estado grave, hospitalizado em condições indignas! É este o estado da Saúde em Portugal? O que anda a fazer a comunicação social? Investiguem!" Assim se inicia a mensagem da publicação em causa, a qual acumula já 200 partilhas na rede social Facebook.

"Foi-nos enviado pela família do doente as fotografias com autorização de publicação sobre as condições atuais de um doente com pneumonia, hospitalizado no Hospital de São José", acrescenta-se na publicação, baseada em quatro imagens do quarto, nas quais é notória a humidade ou bolor nas paredes e no tecto.

Estas fotografias são autênticas?

O Polígrafo contactou o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), no qual está integrado o Hospital de São José, questionando sobre a veracidade da denúncia.

Fonte oficial do CHULC declarou que "face ao exposto, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central informa que o referido doente foi já transferido para outro serviço e que está a proceder-se a obras de reparação no quarto". E acrescentou: "Mais informa que, por estarem em causa infraestruturas centenárias, são feitas intervenções periódicas de manutenção em todos os serviços".

Confirma-se assim a autenticidade das fotografias, tal como a veracidade da denúncia de que um doente com 91 anos de idade estava internado no quarto com humidade nas paredes. Não obstante, o "referido doente" foi entretanto "transferido para outro serviço" e estão a realizar-se "obras de reparação no quarto".

.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro