O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Fotografias de médicos a dormir devido à exaustão causada pelo Covid-19 são autênticas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Coronavírus
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Propagaram-se nas redes sociais várias imagens de médicos a dormir, supostamente devido à exaustão causada pelo surto de Covid-19. Na publicação sugere-se que as fotografias terão sido captadas em Portugal. Confirma-se?

“Muita força aos nossos profissionais de Saúde! Têm sido incansáveis“, elogia-se no texto. Vários internautas aproveitaram também para deixar a sua homenagem aos profissionais de Saúde na publicação.

Mas serão autênticas?

As fotografias são autênticas, mas não foram captadas em Portugal nem no contexto da pandemia do Covid-19. Através de uma pesquisa na aplicação TinEye apurámos que são fotografias que já circulam na Internet pelo menos desde o ano de 2015.

De acordo com um artigo publicado no portal Yahoo, as imagens têm origem numa campanha de médicos mexicanos no Twitter com a hashtag #yotambienmedormi (eu também adormeci). O objetivo era chamar a atenção para os horários excessivos que têm de cumprir.

Questionados sobre como teriam tido acesso às fotografias em questão, os gestores da página da Juventude Socialista de Ovar afirmaram que “foi de uma imagem também do Facebook, mas já não conseguimos encontrar a publicação original”.

As imagens partilhadas não correspondem, portanto, à situação que se está a viver no Serviço Nacional de Saúde neste momento.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...