"Muita força aos nossos profissionais de Saúde! Têm sido incansáveis", elogia-se no texto. Vários internautas aproveitaram também para deixar a sua homenagem aos profissionais de Saúde na publicação.

Mas serão autênticas?

As fotografias são autênticas, mas não foram captadas em Portugal nem no contexto da pandemia do Covid-19. Através de uma pesquisa na aplicação TinEye apurámos que são fotografias que já circulam na Internet pelo menos desde o ano de 2015.

De acordo com um artigo publicado no portal Yahoo, as imagens têm origem numa campanha de médicos mexicanos no Twitter com a hashtag #yotambienmedormi (eu também adormeci). O objetivo era chamar a atenção para os horários excessivos que têm de cumprir.

Questionados sobre como teriam tido acesso às fotografias em questão, os gestores da página da Juventude Socialista de Ovar afirmaram que "foi de uma imagem também do Facebook, mas já não conseguimos encontrar a publicação original".

As imagens partilhadas não correspondem, portanto, à situação que se está a viver no Serviço Nacional de Saúde neste momento.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network