“Sim, continuem a mentir-nos”, escreve a autora de uma publicação no Facebook, de 31 de março de 2021. O post inclui duas imagens do mesmo local – a chamada Cabeça do Grande Dragão ou o início da Grande Muralha da China, no Mar do Bohai, um golfo situado na zona norte do Mar Amarelo, na costa nordeste do país.
A primeira fotografia, a preto e branco, supostamente mostra o local há 80 anos. A segunda imagem, a cores, é apresentada como atual. No entanto, o nível do mar é igual em ambas as fotos.
Na realidade, a fotografia que é partilhada como sendo antiga não tem 80 anos. Uma pesquisa reversa indica que a imagem foi captada a 15 de setembro de 2008 e publicada no Flickr. Aliás, a versão original da fotografia é a cores e não a preto e branco.
Quanto à segunda imagem, foi partilhada originalmente num blogue sobre viagens a 3 de janeiro de 2012, ou seja, apenas quatro anos depois da primeira fotografia da publicação sob análise.
Tal como já foi explicado pelo Polígrafo noutro fact-check, duas fotografias lado a lado não provam nada e é um facto que o nível global do mar tem vindo a subir ao longo do último século. “A subida do nível do mar é causada principalmente por dois fatores relacionados com o aquecimento global: a adição de água proveniente do derretimento das camadas de gelo e dos glaciares e a expansão da água do mar à medida que aquece”, aponta a NASA.
De acordo com Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o nível médio global do mar subiu cerca de 21 a 24 centímetros desde 1880, sendo que cerca de um terço desse aumento ocorreu apenas nos últimos 25 anos. Em 2020, o nível médio global do mar foi 91,3 milímetros acima da média de 1993, o que a torna a média anual mais alta do registo de satélites (1993-presente).
___________________________________
Avaliação do Polígrafo: