"Acho que nunca vão ver tamanha estranheza: líderes da Igreja Ortodoxa russa a abençoar um míssil chamado Satã", escreve um internauta no Twitter, numa publicação de 13 de maio que já teve quase 90 mil reações e mais de 23 mil retweets.

A fotografia foi partilhada numa altura em que há uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o que levou muitos a acreditar que se trata de uma imagem atual. Será?

Não. Uma pesquisa reversa da imagem permitiu encontrar a fotografia original no arquivo da agência de notícias "Moscow City". A descrição indica que a foto foi captada a 6 de maio de 2015 e na legenda lê-se: "Ritual para abençoar os participantes do Dia da Vitória e consagração dos lançamentos no campo de Khodynka". O Dia da Vitória é uma celebração anual russa, a 9 de maio, para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial, enquanto o campo de Khodynka é o ponto de encontro da parada militar.

Quanto ao ritual para abençoar os participantes, trata-se de uma prática comum na Rússia. Uma reportagem do jornal britânico "The Times", de 2016, conta que quase tudo pode ser abençoado com água benta no país. De apartamentos a equipamentos hospitalares, passando por veículos militares ou motores de viaturas. Aliás, até existe uma conta no Twitter simplesmente intitulada "Padres ortodoxos a abençoar coisas".

  • Rússia acaba de revelar nova arma nuclear "Satã 2" capaz de "destruir tudo o que respira no mundo"?

    Em várias publicações nas redes sociais destaca-se que a Federação Russa, liderada por Vladimir Putin, logo nos primeiros dias da invasão da Ucrânia, terá revelado uma nova arma nuclear, denominada como "Satã 2", capaz de "destruir tudo o que respira no mundo". Em alguns casos salienta-se que o "míssil nuclear de combustível líquido" poderá ser utilizado se a NATO interferir na guerra em curso.

Em 2020, a Igreja Ortodoxa da Rússia avançou com a ideia de "novos estatutos" para deixar de abençoar armas nucleares e outras armas de destruição massiva.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network