O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Fotografia que mostra idoso a segurar um gato foi captada durante a invasão da Ucrânia?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Na imagem que tem circulado nas redes sociais, vê-se um homem idoso apoiado numa bengala enquanto segura um pequeno gato. À sua volta é possível observar escombros e uma viatura dos bombeiros. A fotografia tem sido partilhada este mês como sendo atual, consequência da guerra na Ucrânia. Será mesmo assim?

“O inimigo da Rússia”, lê-se numa publicação no Facebook de 16 de março. Noutros posts encontrados nas redes sociais são acrescentados comentários, como: “Esta fotografia, de um homem idoso com uma bengala e o seu gato aterrorizado nas suas mãos frágeis, diz tudo. Quanta tristeza. Como vai encontrar segurança, o gato vai sobreviver? Lágrimas… Ucrânia, março 2022.”

A foto foi captada no contexto da invasão russa?

A imagem é autêntica mas não é atual, ou seja, não foi captada durante a atual guerra na Ucrânia. Uma pesquisa reversa permite confirmar que a fotografia foi tirada a 17 de janeiro de 2018, na Turquia, depois de um incêndio ter destruído a casa do idoso que aparece na imagem com o seu gato de estimação.

A fotografia está disponível na Getty Images e no arquivo da Agência France-Presse. “Ali Mese, de 83 anos, segura um gato resgatado de um incêndio, durante uma queda de neve, enquanto os bombeiros tentam apagar as chamas na casa do idoso, depois de ele ter tentado acender uma salamandra com gasolina, em Mudurnu, na província turca de Bolu”, lê-se na legenda.

O autor da imagem é Ilhami Cetin, um fotógrafo que trabalha para a agência turca de notícias Anadolu, que partilhou uma fotografia da sua própria imagem quando esta passou na televisão na sua conta no Instagram, a 17 de janeiro de 2018.

A imagem chegou a ser considerada “foto do ano” pela Anadolu, como noticiou o jornal “Daily Sabah” e, em 2018, foi publicada em vários jornais internacionais, como os diários britânicos “The Daily Mail” e “Metro“.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque