"Uma fotografia de George Bush num encontro com Osama bin Laden antes do 11 de setembro tornou-se viral", destaca-se num tweet de 21 de janeiro.

Na imagem identifica-se o antigo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reunido com alguns elementos do Departamento de Defesa, reunidos, aparentemente, com o líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Mas este suposto encontro aconteceu mesmo?

Através de uma pesquisa pela imagem em causa, verifica-se que o encontro aconteceu, porém, ao contrário do que se quer fazer crer, não contou com a presença do líder da Al-Qaeda.

A fotografia original encontra-se no banco de imagens Getty Images e foi captada durante uma reunião com a liderança do Departamento de Defesa dos EUA no Pentágono em 12 de setembro de 2001, um dia após o atentado das Torres Gémeas. Como se verifica ao comparar a original com a que surge no tweet, a fotografia foi alterada de forma a colocar Osama bin Laden sentado ao lado do secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, quando, na realidade, estava Paul Wolfowitz, vice-secretário da Defesa.

Além de George W. Bush, Donald Rumsfeld e Paul Wolfowitz, estavam também presentes a vice-secretária da Defesa, Condoleeza Rice, o secretário do Exército, Thomas White, secretário da Força Aérea, James Roche, Presidente do Estado-Maior Conjunto, Henry H. Shelton, secretário da Marinha, Gordon England, e o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card.

Deste modo, conclui-se que a imagem não é verdadeira, tratando-se assim de um conteúdo manipulado com a intenção de reforçar a teoria da conspiração de que o ataque às Torres Gémeas foi coordenado com o governo norte-americano.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto "Geração V - em nome da Verdade", uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.