A informação começou a circular num site ganês, no início do mês passado. Porém, desengane-se quem pensa que a distância significa alguma coisa, é que a Internet transformou todas as medidas de comprimento em apenas um simples clique. Isto explica, também, a popularidade da imagem, e da notícia, nos países europeus, onde se disseminou sobretudo através do Twitter.
[twitter url=”https://twitter.com/search?q=meet%2520the%2520prime%2520minister%2520of%2520luxembourg%2520xavier%2520bettel&src=typd&lang=en”/]
A fotografia que acompanha o texto, entretanto tornada viral, mostra o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, de braço dado com um homem de barba, que exibe um vestido, peça associada ao universo feminino. O título explica aquilo que a imagem deixa por dizer: “Conheça o primeiro-ministro do Luxemburgo Xavier Bettel e a sua esposa Gauthier Destenay“.
O corpo da notícia refere que a fotografia tem dado que falar nas redes sociais, no Luxemburgo e no estrangeiro, pelo facto de os dois se terem apresentado daquela maneira num evento público. Logo a seguir, é apresentada uma breve biografia de Xavier Bettel. Pois, aqui só pode haver gato escondido com o rabo de fora: a notícia não revela qualquer pormenor sobre o evento, as reações, nem o porquêdo homem estar a apresentar-se com um vestido. Estes são sintomas claros daquilo que é uma notícia falsa. Ainda assim, o político grego e comentador de televisão Kyriakos Velopoulos partilhou a notícia na conta pessoal de Twitter, como se de uma verdade irrefutável se tratasse.
A bom rigor, esta notícia, e a imagem, só conseguem enganar os muito desatentos. Por um lado, quem for fã do festival Eurovisão, facilmente percebe que quem está de braço dado ao primeiro-ministro do Luxemburgo nãoé o marido, mas sim Conchita Wurst, o nome de drag queen de Thomas Neuwirth, o austríaco que venceu o festival em Copenhaga, em 2014, com o tema “Rise like a Phoenix”. Quem não for tão entendido no festival europeu de música, mas pesquisar no Google por Gauthier Destenay, o homem que a notícia diz estar ao lado de Xavier Bettel, também se depara com uma pessoa completamente diferente. Mas há pior, é que a pessoa apresentada como Xavier Bettel também não é o primeiro-ministro do Luxemburgo. O site de verificação de factos Fact Check EU revela que a fotografia foi captada na ópera de Viena, em fevereiro deste ano, e que o homem em quem Conchita Wurst está apoiada é um anónimo.
Em relação ao primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel é, de facto, casado com um homem, Gauthier Destenay, desde 2015, facto, e felicidade, que incomodam os mais conservadores na Europa, neste caso, o político grego que tentou usar o chefe de governo do pequeno Estado para ilustrar «a decadência moral» do continente, uma prática projetada pela Rússia, cujo objetivo é criar um sentimento anti-europeu na União Europeia, estratégia aplaudida e aplicada pelos partidos mais à direita, nomeadamente os de extrema-direita.
No fim de contas, o feitiço virou-se contra o feiticeiro, que resolveu utilizar uma mentira muito mal amanhada, e praticamente impossível de fazer acreditar, para tentar denegrir Xavier Bettel e a União Europeia. Já diz a sabedoria popular, e não se engana: “O povo pode ser ignorante, mas não é estúpido”.
Avaliação do Polígrafo: