Uma fotografia de Pep Guardiola (e até um vídeo) com a sua filha mais nova – Valentina, de 17 anos – tirada ontem no banco de suplentes do Lincoln Financial Field, estádio onde decorreu o Manchester City-Wydad Casablanca para a 1.ª jornada do Grupo G do Mundial de Clubes, tornou-se viral. A narrativa que maioritariamente a acompanha é a usada pela publicação na rede X aqui verificada: Guardiola dirigiu o City contra os marroquinos (ou seja, com o jogo já a decorrer) com a filha a seu lado.
Uma outra publicação, também a título de exemplo, refere: “Pep Guardiola assistindo Manchester City x Wydad Casablanca ao lado de sua filha”.
Tal corresponde à verdade?
A informação é falsa, porque descontextualizada, uma vez que Valentina Guardiola saiu da zona onde foi fotografada (banco de suplentes) ainda antes do jogo começar. Aquela área é restrita aos elementos do staff dos clubes (jogadores, dirigentes/delegado ao jogo, treinadores e equipa médica), pelo que essa presença seria impossível ou, pelo menos, irregular.
A filha mais nova Guardiola esteve com o pai até momentos antes do jogo (que começou às 13.00, hora local), mas durante o Manchester City-Wydad Guardiola não teve a companhia da filha, que se retirou, entretanto, daquela área técnica.
Desta forma, apesar da fotografia ser verdadeira e já ter sido tirada ontem, é falso que Guardiola tenha orientado o Manchester City no banco com a filha a seu lado. O momento captado ocorreu antes do jogo começar (na hora que antecedeu o apito inicial).
_____________________________
Avaliação do Polígrafo Futebol: