"O herói dos media. Esse é [Volodymyr] Zelensky, herói de Guga Chacra e da Globo, segurando a camiseta do batalhão Azov, grupo abertamente nazista e que chacinaram russos que viviam em Donbass e queimaram vivos comunistas", descreve-se num dos posts no Facebook (e também noutras redes sociais) que difundem a imagem em causa.

Na fotografia surge Zelensky, presidente da Ucrânia, a segurar uma camisola da seleção nacional de futebol com o seu nome e uma cruz suástica nazi. É real?

Através da aplicação TinEye e outras ferramentas verificamos que a imagem foi adulterada. A versão original foi publicada na página oficial de Zelesnky no Instagram, a 8 de junho de 2021, com a seguinte mensagem:

"O novo uniforme da seleção nacional de futebol da Ucrânia é definitivamente especial. Pode ser surpreendente. Apresenta vários símbolos importantes que unem os ucranianos desde Lugansk até Uzhgorod, desde Chernigov até Sebastopol. O nosso país é uno e indivisível. Crimeia é Ucrânia".

A simbologia de cariz político introduzida na nova camisola levou mesmo a UEFA a exigir que fosse modificada, na sequência de uma queixa apresentada pela Rússia.

Além de incluir o mote "Glória aos Nossos Heróis", em referência aos protestos de 2013-14 contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovych (pró-Rússia) que resultaram no seu derrube e partida para o exílio em Moscovo, a camisola exibia também um mapa da Ucrânia com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

Não tinha, porém, qualquer cruz suástica nazi. A imagem que está a ser difundida nas redes sociais é falsa.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.