"Lembram-se do jantar em casa do José Sócrates? Sabem quem está sentado à sua direita? Vitalino Canas. O mesmo que agora o PS propõe para o Tribunal Constitucional", salienta-se numa das publicações em causa.

Verdadeiro ou falso?

O Polígrafo analisou a fotografia e concluiu que é autêntica, não tendo sido alvo de manipulação ou falsificação. Mais, confirmou que a pessoa destacada na imagem é mesmo Vitalino Canas, ex-deputado à Assembleia da República (2002-2019), antigo porta-voz nacional do PS (2005-2009, quando José Sócrates liderava o partido), antigo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (1995-2002), entre outros cargos políticos.

A fotografia em causa foi revelada em setembro de 2015 pela TVI, indicando então que "Sócrates assistiu ao debate com familiares e amigos socialistas". Tratou-se do debate televisivo entre António Costa (líder do PS e candidato a primeiro-ministro) e Pedro Passos Coelho (líder do PSD e primeiro-ministro incumbente), na campanha para as eleições legislativas desse ano.

"Esta é a fotografia do homem mais falado do debate de quarta-feira: José Sócrates, em casa, a assistir ao frente-a-frente entre Passos Coelho e António Costa. A imagem foi divulgada pela TVI e mostra José Sócrates à mesa de jantar, sorridente, acompanhado de vários amigos", reportou na altura o jornal "Observador".

"Entre eles, o ex-secretário de Estado Vitalino Canas, o deputado José Lello, o ex-presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, o ex-chefe de gabinete André Figueiredo, o advogado Pedro Delille e o ex-secretário de Estado Paulo Campos", identificou o mesmo jornal. "No final do jantar e do debate, as televisões registaram o momento da saída dos convidados. André Figueiredo afirmou: 'O senhor engenheiro era o mais eufórico da mesa'. José Lello, sorridente, disse que 'é sempre uma honra' assistir ao debate com o antigo primeiro-ministro, que está em prisão domiciliária. E deu o veredicto de Sócrates sobre o debate: '[José Sócrates] achou que António Costa ganhou 8-2'".

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network