"Espetacular foto de Saturno tirada do interior dos anéis pela nave espacial Cassini", destaca-se numa publicação no Facebook, datada de 31 de maio de 2021.

A nave Cassini, referida na publicação, foi lançada em 1977, na Flórida, e chegou a Saturno em 2004 com o objetivo de recolher dados sobre o planeta, os seus anéis e luas, tal como se descreve no site da NASA.

A NASA anunciou a conclusão da missão em setembro de 2017. "Uma época emocionante na exploração de nosso sistema solar chegou ao fim hoje, quando a espaçonave Cassini da NASA deu um mergulho fatídico na atmosfera de Saturno, terminando sua missão de 13 anos pelo planeta anelado", informou a agência espacial norte-americana.

Mas será que a fotografia a circular nas redes sociais é mesmo real e foi captada durante esta missão?

A resposta é não. A imagem está disponível no site da NASA e é apresentada com a seguinte descrição: "O conceito deste artista mostra a vista de cima da [nave] Cassisni fazendo um dos seus mergulhos durante o Grande Final em Saturno". Ou seja, não se trata de uma fotografia, mas sim de um conceito artístico.

No dia 3 de outubro de 2017, a NASA publicou as últimas imagens captada pela Cassini, estas sim, verdadeiras fotografias recolhidas pela nave.

Não é a primeira vez que o Polígrafo verifica publicações sobre alegadas fotografias tiradas no espaço. Em setembro, por exemplo, encontrámos a origem de uma imagem viral que circulava há vários anos nas redes sociais.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network