"Com que idade você descobriu que o rei Roberto Carlos só tem uma perna?", questiona-se em publicação viral a circular no Facebook. A pergunta aparece associada a uma alegada fotografia do conhecido cantor brasileiro com uma prótese na perna direita.

Mas será a imagem do conhecido artista brasileiro autêntica?

Não. A fotografia, que já foi partilhada por mais de 3 mil utilizadores do Facebook, é falsa e resulta de uma montagem. A imagem original foi captada numa festa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2008 e Roberto Carlos surge de calças e não de calções. A fotografia adulterada circula na Internet pelo menos desde 2012.

Roberto Carlos optou por nunca falar publicamente sobre o assunto, mas não é novidade que a sua perna foi de facto amputada, como revelou um dos seus filhos. Tudo aconteceu devido a um acidente sofrido pelo cantor durante a sua infância.

"Antigamente, não existia o respeito pelo deficiente como existe hoje. Meu pai foi chamado de aleijado, os tempos estão mudando de maneira positiva, e no tempo certo ele falará sobre isso e será muito bacana", afirmou Dudu Braga, em entrevista no programa brasileiro "Morning Show", em 2018.

Conclui-se, assim, que a imagem que está a circular nas redes sociais é falsa, apesar de o cantor brasileiro ter realmente perdido uma perna devido a um acidente quando era criança.

_________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network