O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Fotografia de multidão em manifestação de apoio a Trump em Washington DC é autêntica?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais, através de múltiplas partilhas, uma imagem que supostamente mostra centenas de milhares de pessoas em manifestação de apoio a Donald Trump, presidente cessante dos EUA, nas ruas de Washington DC, no dia 13 de dezembro, véspera da confirmação da vitória eleitoral de Joe Biden em votação no Colégio Eleitoral. A fotografia em causa é recente e autêntica?

“Hoje, 13/12, em Washington DC, apoio ao Trump, mas certamente também pelo resgate da República, roubada por infiltrados estrangeiros e vendilhões da pátria. Uma imagem, um milhão de palavras”, descreve-se numa das publicações em causa detectadas pelo Polígrafo.

Manifestação Trump

A fotografia em causa é recente e autêntica? E a descrição corresponde à realidade?

Analisando a imagem através da aplicação TinEye verifica-se que foi captada no dia 24 de março de 2018, em Washington DC, durante uma manifestação em que se reivindicavam mais restrições à compra e porte de armas nos EUA.

É da autoria da fotógrafa Shannon Finney e está patente no arquivo da Getty Images.

Arquivo Getty

Em várias publicações, sobretudo em língua inglesa, alega-se também que a fotografia terá sido captada junto ao Supremo Tribunal dos EUA. No entanto, tal como demonstram as imagens registadas na aplicação Google Street View, os manifestantes encontravam-se na Avenida Pensilvânia, entre a Casa Branca e o Capitólio, na capital dos EUA.

O protesto realizado há cerca de dois anos e meio foi organizado pelo movimento estudantil March for Our Lives, tendo mobilizado então milhões de pessoas para as ruas de várias cidades norte-americanas. Surgiu na sequência de um ataque com armas de fogo no liceu Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, Florida, no dia 14 de fevereiro de 2018, do qual resultaram 17 vítimas mortais. A comissão organizadora era composta maioritariamente por sobreviventes desse ataque.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque