O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Fotografia de Mike Tyson com bandeira da Palestina é verdadeira?

Desporto
O que está em causa?
Mike Tyson e uma bandeira da Palestina? A fotografia tornou-se viral nas redes sociais, mas foi gerada por Inteligência Artificial.

Uma fotografia do ex-pugilista Mike Tyson, de 58 anos, está a tornar-se viral nas redes sociais. Partilhada pelos apoiantes de Tyson, que enfrentou esta madrugada Jake Paul no estádio AT&T em Arlington, Texas, de onde o youtuber, 30 anos mais novo, saiu vencedor, a imagem mostra o lutador com uma bandeira da Palestina aos ombros. Mas não é real.

Segundo o “Newschecker”, jornal de fact-checking indiano, a imagem foi alterada digitalmente (o que é percetível desde logo nos olhos de Tyson, na bandeira, que surge em diferentes imagens com riscas em posições distintas, ou até nos calções, que são diferentes nas duas fotos).

Além disso, a tatuagem na cara de Tyson é diferente nas duas fotos. Na verdade, o ex-pugilista só é tatuado na face esquerda. Segundo a TrueMedia, uma ferramenta de detecção de imagem de IA, há nas duas fotos “evidências substanciais de manipulação”.

“A imagem mostra uma pessoa com uma bandeira que parece digitalmente colocada sobre o indivíduo. O alinhamento e a forma como a bandeira se molda ao corpo da pessoa não parece natural. Isto sugere manipulação”, pormenoriza a plataforma.

Também a ferramenta AI Detect Content aponta para duas imagens geradas através de inteligência artificial, com 75% e 62% de garantia.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque