Os rumores de que a primeira-dama dos EUA tem utilizado "sósias" para a substituírem em eventos públicos têm sido uma constante durante a administração de Donald Trump. Em outubro, estas alegações voltaram a propagar-se depois de um tweet do comediante e produtor norte-americano Zack Bornstein.

"A única coisa de que vou sentir falta desta administração é que eles troquem as Melanias e finjam que não vamos perceber", escreveu. Noutro tweet, acrescentou: “Nunca acreditei nas conspirações da #FakeMelania, mas podemos afirmar com 100% de certeza que não é ela nesta fotografia, porque está a olhar carinhosamente para uma árvore de Natal".

Tweet humorístico ou não, a verdade é que a alegação se tornou viral e houve quem garantisse que a mulher que acompanhava Donald Trump não era simplesmente a primeira-dama dos EUA. O ator Jolyon Rubinstein foi um dos que expressou essa opinião na sua conta no Twitter.

sosia Melania

Terá Melania Trump uma "sósia" ou não passa de outra teoria da conspiração?

As acusações baseiam-se todas numa única fotografia, tirada por Alex Brandon, fotógrafo da agência noticiosa norte-americana "Associated Press". A imagem regista a partida dos Trump para Nashville, Tennesse, no dia 22 de outubro, onde o líder da Casa Branca participaria no último debate presidencial com Joe Biden.

Quando se fotografa um Presidente de um país, é expectável que muitos outros fotógrafos estejam presentes. Ao acreditar-se que esta fotografia mostra uma "sósia" de Melania Trump, todos os registos fotográficos teriam de ser postos em causa. Ou seja, todas as imagens captadas no dia 22 de outubro da primeira-dama teriam de ser alvo de suspeitas e especulação - e não foram. 

A plataforma de verificação de factos "Snopescompilou várias imagens de 22 de outubro que registam o momento em que o casal sai da Casa Branca para entrar no helicóptero, com destino à Base Aérea de Andrews, onde embarcariam no avião presidencial, Air Force One. Melania foi fotografada a entrar e sair do avião e, ainda, no público do debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden. No final do "frente-a-frente", apareceu com o marido na televisão. Também há registos do casal a regressar à Casa Branca. Nenhuma destas imagens levantou quaisquer suspeitas de que se trataria de uma "sósia" de Melania Trump, apesar de terem sido tiradas exatamente no mesmo dia.

_________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network