As ferramentas para adulteração de fotografias ou vídeos estão cada vez mais desenvolvidas e, cada vez que um registo fotográfico provoca dúvidas nos internautas, como é o caso de uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa com apoiantes do partido de André Ventura, o Photoshop é uma das primeiras hipóteses a ser levantada:

"Um Photoshop, espero"; "Essa foto é de quando e qual o contexto? Será Photoshop?"; "Não parece estranho a bandeira do Chega estar extremamente direita?", comenta-se no Twitter.

O Polígrafo fez uma pesquisa reversa da imagem e concluiu que se trata de um registo autêntico. O autor é Manuel de Almeida, da Agência Lusa, que acompanhou o Presidente da República até ao Reino Unido, mais precisamente até à capital Londres.

A descrição da fotografia, que está disponível no portal da agência noticiosa, dá o contexto necessário ao registo: "O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com apoiantes do Partido Chega que o esperavam à chegada para uma visita à Embaixada de Portugal em Londres no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Londres, 11 de junho 2022."

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa interagiu com alguns dos manifestantes que se encontravam frente à Embaixada de Portugal em Londres e deu razão à sua insatisfação com o serviço dos consulados: “O Governo está a tentar digitalizar os dados, mas há um atraso, portanto há razão, eu fui o primeiro a reconhecer, quanto a atrasos que neste momento chegam em alguns casos a um ano. Um ano e meio é mais raro, mas acontece."

A visita, que durou dois dias, serviu para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas o protesto organizado pelo Chega contra o atraso no atendimento nos consulado atrasou as celebrações. Marcelo deu-lhes razão: "Eu sou o primeiro a subscrever que é uma questão que tem de ser enfrentada. É um problema real, o Governo tem noção disso e que é uma corrida contra o tempo."

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network