O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Fotografia de estátua de Cristo intacta após bombardeamento a uma igreja ucraniana é autêntica?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Tem sido partilhada esta semana uma fotografia que mostra uma estátua de Cristo completamente intacta no meio das ruínas de uma igreja destruída. Supostamente, a igreja é ucraniana e foi devastada por um bombardeamento mas, adianta a publicação, "Cristo ressuscitou dos escombros num sinal de esperança". Contudo, nada disto é verdade.

“Uma igreja na Ucrânia totalmente destruída, apenas ficou intacta a imagem de Cristo ressuscitado… Se isto não é um sinal dos tempos será o quê? É esse Cristo ressuscitado dos escombros um sinal de esperança… Podem destruir templos mas jamais a fé. Ali está Cristo a dizer-nos ‘eu sou a ressurreição e a vida'”, lê-se numa publicação escrita em espanhol, datada de 19 de abril.

Na imagem partilhada é possível observar as ruínas e escombros de um edifício e uma estátua de Cristo, com braços abertos, em boas condições.

A fotografia é autêntica?

O Polígrafo investigou a imagem em causa através de uma busca inversa no Google e encontrou a fotografia original, publicada pela agência suíça Keystone.

Na realidade, a fotografia partilhada não é atual e não foi captada na Ucrânia. O fotógrafo registou o momento a 9 de abril de 2009 e a destruição da Basílica de Santa Maria di Collemaggio resultou de um sismo de 6,3 graus de magnitude que atingiu a cidade de Áquila, em Itália. O sismo, que aconteceu na madrugada de 6 de abril de 2009, causou a morte a 309 pessoas e destruiu muitos dos edifícios históricos.

Na fotografia de Claudio Lattanzio não se vislumbra qualquer imagem de Cristo, apenas escombros e destruição. A imagem continua disponível na Agência EFE (na ocasião dos 11 anos do sismo) e European Pressphoto Agency.

Num vídeo, partilhado a 20 de outubro de 2020 no Youtube, onde se mostram detalhes da reconstrução da igreja italiana, também não aparece qualquer estátua semelhante de Jesus Cristo. Assim, estamos perante uma imagem claramente manipulada e que nada tem a ver com a invasão da Ucrânia.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes