"O primeiro concerto com distancialmento social no Reino Unido aconteceu em Newcastle ontem à noite. Foram instaladas 500 plataformas de metal elevadas separadas, cada uma acomodando até cinco pessoas da mesma família / domicílio. Álcool em gel para as mãos e frigobar incluíndos", descreve-se na mensagem da publicação, datada de 12 de agosto.

Esta publicação foi denunciada como sendo falsa ou enganadora. A fotografia e a respetiva descrição são verdadeiras?

Sim. Na noite de 11 de agosto, cerca de 2.500 pessoas assistiram a um concerto de Sam Fender no Gosforth Park, Newcastle, Reino Unido.

Este foi o primeiro espectáculo de uma série que decorrerá até meados de setembro, estando programados concertos de Van Morrison, The Libertines, Maximo Park, entre outros.

concertos com distanciamento social

Para cumprir as medidas de distanciamento físico/social foram instalados 500 camarotes, em plataformas elevadas, ao longo do recinto de 45 mil metros quadrados (com capacidade para 40 mil pessoas, antes da pandemia). As plataformas estavam separadas por dois metros e cada qual podia receber até cinco pessoas. 

De acordo com uma notícia da BBC, os espectadores tinham que utilizar máscara no caminho até à plataforma, ou quando fossem buscar bebidas, entre outras situações.

"Estamos encantados por podermos contribuir para trazer de volta os eventos de música ao vivo e assim começamos a sair do confinamento", enalteceu Helen Page, diretora de marketing de um dos organizadores dos concertos.

_________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network