- O que está em causa?"No Dia da Vitória, os russos fizeram um espetáculo onde mostraram fotos de casais soviéticos que foram separados por causa da Segunda Guerra Mundial ou lutaram juntos. E colocaram a foto da Bonnie e Clyde", assinala um "tweet" de 10 de maio. Em causa estão as celebrações do Dia da Vitória num canal estatal russo e um erro que a Rússia tentou encobrir.

"Ontem, nas comemorações do Dia da Vitória, um programa na TV russa exibiu imagens de veteranos de guerra enquanto as pessoas cantavam músicas da época, mas no fundo o que aparece é uma foto de Bonnie e Clyde, famosos bandidos nos anos 20/30"; "Colocaram a foto do casal de criminosos Bonnie e Clyde no espetáculo do Dia da Vitória, na Rússia, foi transmitido nas emissoras estatais e ninguém percebeu".
Estes tweets foram partilhados nos últimos dias, a par com uma imagem ilustrativa do momento em que o casal de criminosos norte-americanos, Bonnie e Clyde, apareceu no fundo das celebrações do Dia da Vitória.
Mas este momento aconteceu mesmo ou foi uma montagem?

Apesar de parecer caricato, é verdade. A 9 de maio, a televisão estatal russa transmitiu ao vivo um espetáculo musical para comemorar o Dia da Vitória. Durante a atuação de uma cantora, iam surgindo fotografias a preto e branco de casais que foram separados pela Segunda Guerra Mundial.
No entanto, a certa altura, a fotografia que surgiu no ecrã era dos famosos Bonnie e Clyde, um casal de criminosos que, durante a Grande Depressão, na década de 1930, roubou vários bancos e matou pelo menos 13 pessoas, incluindo nove polícias e quatro civis. Ainda mais insólito é o facto de Bonnie e Clyde terem sido mortos em 1934, ou seja, cinco anos antes do início da guerra.
De acordo com o think tank "Atlantic Council", a rede de televisão do Kremlin exibiu, de facto, a fotografia de Bonnie e Clyde do início do século XX e, mais tarde, "tentou corrigir o erro, reeditando a versão online do concerto".
"A 9 de maio, enquanto a Rússia comemorava a derrota da Alemanha nazi, a emissora estatal "Channel One" transmitiu o espetáculo para uma audiência nacional. Ao longo da apresentação, o canal exibiu um cenário de fotografias a preto e branco, supostamente representativas de veteranos soviéticos da Segunda Guerra Mundial e de outras pessoas afetadas pela guerra. Uma das fotos, no entanto, mostrava Bonnie e Clyde", relata o mesmo portal.

A gravação inicial incluía um close-up do momento em que a fotografia foi exibida no espetáculo. O Laboratório de Pesquisa Forense Digital comparou a gravação com a versão online do espetáculo, que mais tarde foi difundida no portal do Channel One.
"A versão online parece estar editada; em vez de exibir o close-up da foto, opta por só a mostrar à distância. A fotografia de Bonnie e Clyde, no entanto, ainda é visível", escreve o "Atlantic Council". O "Channel One "é considerado um meio de propaganda de Putin.
