A imagem de uma suposta base militar, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), é propagada nas redes sociais há vários anos. O motivo das partilhas? Observado de um ângulo aéreo, o edifício composto por quatro blocos apresenta a forma de uma cruz suástica nazi.
Na publicação em análise, são apresentadas duas imagens distintas do complexo militar e é partilhado um link para um site que compila informação sobre bases militares norte-americanas. Um aviso na página destaca que esta “não tem afiliação com qualquer agência governamental”.
Será que as imagens são mesmo reais?
Sim. Um artigo da revista “Time” apresenta o top 10 de “achados” na ferramenta de imagens de satélite Google Earth. Entre elas, está o edifício em causa, que é designado como a “suástica secreta”.
“Quando os construtores da Base Anfíbia Naval de Coronado, em San Diego, planearam este complexo em 1967, as imagens de satélite eram provavelmente uma das coisas mais distantes da sua mente. Mas em 2007, os detetives do Google Earth descobriram que quatro edifícios desconectados na base formavam uma forma infeliz quando vistos de cima: uma suástica”, destacou a “Time”.
Em 2007, o jornal “The New York Times” noticiou a intenção da Marinha norte-americana em disfarçar o formato do edifício localizado na Califórnia. “A Marinha planeia gastar 600.000 dólares em paisagismo de ‘camuflagem’ e ajustes no telhado para que os quartéis da década de 1960 na Base Naval de Coronado, perto de San Diego, deixem de parecer uma suástica nazi, de uma perspetiva aérea”, destaca-se no artigo.
Segundo o jornal norte-americano, a semelhança teria passado despercebida durante vários anos até as imagens aéreas do complexo militar serem observadas através de ferramentas online.
Uma fonte oficial da base naval afirmou não existir qualquer associação do complexo militar ao símbolo ou ao movimento que este representa e justificou a não perceção do formato aéreo do edifício com a ausência de internet nos anos 60. Acrescentou ainda que o edifício fazia parte de “uma zona de exclusão aérea que estava fora dos limites das companhias aéreas comerciais” e que, por isso, “a maioria das pessoas não o veria do ar”.
Na mesma peça, a Marinha norte-americana admitiu ao “The New York Times” ser necessário reconfigurar a estrutura do edifício. Os fundos para a remodelação da estrutura do complexo militar, 600.000 dólares, estariam incluídos no orçamento da marinha norte-americana para 2008.
Através de uma pesquisa no Google Maps, é possível localizar o edifício, que parece continuar integrado na base militar naval localizada na Califórnia. Atualmente, apresenta o mesmo formato de cruz suástica que motivou a polémica levantada em 2007.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo: