"Cratera vulcânica Lago Kerid na Islândia. É conhecido como 'Olho do Mundo'", escreve a autora de uma publicação no Facebook onde se observa um lago que parece um olho gigante. Contudo, basta pesquisar por imagens do local para facilmente se perceber que estamos perante uma imagem alterada digitalmente.

O Lago Kerid ou Kerið está localizado na área de Grímsnes, no sul da Islândia. Trata-se da cratera de um vulcão extinto que deu origem a um lago. É uma das atrações turísticas do país e faz parte de um trajeto turístico conhecido como "o círculo dourado", que recebe milhares de visitantes todos os anos.

Uma pesquisa pelo nome do lago devolve centenas de resultados, onde se pode verificar que tem, de facto, uma forma oval que se assemelha a um olho humano, daí ser também conhecido como "Olho do Mundo", mas não existe uma íris, apenas águas límpidas em tons azuis e verdes conforme a luminosidade.

Em declarações à plataforma de fact-checking "Newtral", Ármann Höskuldsson, professor de vulcanologia na Escola de Engenharia e Ciências Naturais da Universidade da Islândia, diz que nunca viu a água do Lago Kerid a formar uma íris de cor azul. Contudo, garante que o tom  avermelhado da terra que circunda o lago é bem real.

Também Steffen Mischke, subdiretor da mesma instituição e especialista em sedimentação, assegura que nunca viu a água da cratera formar uma íris. Quanto ao aspeto arroxeado da vegetação que surge na imagem, o especialista não tem dúvidas: "As rochas vulcânicas e os sedimentos dentro e perto da cratera são bastante avermelhados. Mas parece que a vegetação, especialmente em primeiro plano, foi colorida artificialmente na foto porque não é roxa."

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network