“Objetivo prioritário: Criar o caos, a discórdia, a desordem e a divisão social com recurso à inclusão, para logo de seguida estabelecerem a Ordem, a Nova Ordem Mundial! Com certeza que haverá muitos, nomeadamente os adeptos do arco-íris de género, que vão dizer com toda a firme certeza, que isto é progressista e recomenda-se", comenta-se numa das publicações com a imagem da suposta "notícia".

"WEF [World Economic Forum] diz que é hora de legalizar sexo e casamento com animais para promover a inclusão", destaca-se no título. "O Fórum Económico Mundial ordenou que governos mundiais infiltrados tomem medidas imediatas em direção a uma nova iniciativa controversa que deve deixar todas as pessoas de bom senso em pé de guerra", acrescenta-se.

A "notícia" tem origem num site brasileiro que já foi várias vezes sinalizado como origem de fake news por plataformas de verificação de factos como a AFP Checamos ou o Polígrafo.

No texto da "notícia" garante-se que a legalização da zoofilia já está a acontecer e indica como exemplo a Espanha que "é o primeiro país a aprovar uma nova legislação dando grandes passos em direção à iniciativa".

"O mundo está numa ladeira escorregadia com toda a loucura de género e pedofilia, mas a nova Lei de Bem-Estar Animal da Espanha, que descriminaliza fazer sexo com animais, é um novo nível de loucura", sublinha-se.

No entanto, é falso que Espanha tenha legalizado a zoofilia como aqui se sugere. Ainda que a "Lei do Bem-Estar Animal" tenha gerado alguma controvérsia, o facto é que "não descriminaliza a zoofilia porque nunca foi criminalizada", como esclarece o jornal "elDiario.es".

  • André Ventura sugere que movimentos LGBT "querem descriminalizar o sexo entre pessoas e animais"

    Nas redes sociais, o líder do Chega destaca o título de uma suposta notícia: "Alemanha - 'Descriminalização do sexo com animais': Marchas do Orgulho da Zoofilia exigem que o movimento LGBTQI+ adicione um Z". A partir do que Ventura conclui, na forma de três perguntas retóricas: "Mas que loucura é esta? Agora querem descriminalizar o sexo entre pessoas e animais? Será que só o Chega quer pôr fim a esta loucura?"

De acordo com o Ministério dos Direitos Sociais, responsável pela concepção da lei, até agora apenas era "classificada" a exploração sexual de animais, ou seja, quando existe lucro económico. "Agora, em vez da exploração sexual, todos os atos sexuais com animais serão criminalizados. Caso produzam lesões, serão considerados crimes; nos restantes casos - mais leves - serão classificados como maus-tratos de trabalho".

O mesmo site brasileira difunde ainda um vídeo com uma imagem de Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Económico Mundial (FEM), e um tweet (atribuído ao FEM) em que se lê que "as leis contra a zoofilia violam os direitos humanos". 

Mas analisando a página do FEM no Twitter, recorrendo à "Wayback Machine", não encontramos qualquer tweet com essa mensagem.

Em conclusão, esta história não tem qualquer fundamento.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network