A 54.ª edição do Fórum Económico Mundial teve início a 15 de janeiro de 2024 em Davos, Suíça, e teve como principal tema de discussão a "Doença X", uma doença hipotética descrita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como 20 vezes mais mortífera que a Covid-19.

Com base nisso, nas redes sociais, aponta-se que o "Fórum Económico Mundial admitiu que a 'Doença X' será disseminada em 2025". A juntar a esta declaração, partilha-se um artigo do site "The People’s Voice".

Mas, é verdade que a "Doença X" será disseminada em 2025, como afirma o site "The People’s Voice"?

O termo não é, no entanto, novo. É utilizado pela OMS desde 2018 e diz respeito a uma epidemia causada por um agente patogénico atualmente desconhecido pela ciência. O conceito foi definido na lista de doenças prioritárias da Research and Development Blueprint (R&D Blueprint) da OMS - uma estratégia global global e um plano de preparação que permite ação rápida durante epidemias - para pesquisa, ao lado do vírus do Ébola, da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) ou da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O site que difunde esta informação, o "The People’s Voice", para começar, é uma reformulação do "News Punch", um site norte-americano que difunde recorrentemente fake-news e desinformação. No artigo alvo desta verificação, a Covid-19 é relacionada com este suposto novo agente patogénico e indica-se que uma possível vacina já está a ser desenvolvida.

Porém, tanto a OMS como o Fórum Económico Mundial não referem que a doença poderá ser disseminada em 2025, alertam é para o seu hipotético surgimento e na possibilidade de se tornar numa pandemia mais mortal que a Covid-19, sendo, por isso, necessária uma estratégia para evitar esse cenário.

De acordo com o discurso de Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, "há coisas desconhecidas que podem acontecer" e não é uma questão de "se [vai acontecer]", mas sim de "quando" e esse é um dado desconhecido tal como o agente patogénico. "Precisamos de um espaço reservado para isso, para as doenças que não conhecemos e que podem surgir. E foi por isso que demos o nome de Doença X", explicou durante a 54.ª edição do Fórum Económico.

Assim, esta informação é falsa. A "Doença X" é uma doença hipotética para a qual a OMS está a preparar um plano estratégico para agir caso seja necessário. Não existe nenhuma indicação de que será "difundida em 2025", como se pretende fazer crer neste artigo. 
_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto "Geração V - em nome da Verdade", uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.