O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Foram instalados sistemas de ar condicionado em todos os estádios do Mundial do Qatar?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Para combater o clima desértico, todos os estádios do Mundial do Qatar terão enormes aparelhos de ar condicionado a soprar ar fresco para dentro do estádio. Por favor, lembre-se de partilhar o carro e desligar os seus dispositivos", ironiza-se em publicação no Facebook que mostra imagens dos aparelhos instalados num dos estádios que vai acolher a principal competição de seleções de futebol. Verdade ou falsidade?

Aparelhos esféricos, com uma boca de libertação de ar, parecem ter sido instalados num estádio de futebol, de acordo com imagens divulgadas num post de 6 de abril no Facebook. A escassa qualidade dos registos não permite identificar o local, mas na descrição (em língua francesa) indica-se que todos os estádios que vão receber o Campeonato do Mundo de Futebol no Qatar terão instalado estes sistemas de ar condicionado, para contrariar o “clima desértico” que, aliás, já tinha motivado a escolha da data em que se realizará a competição (no Inverno e não, como é tradicional, nos meses de Verão).

Ora, um comunicado de 18 de outubro de 2021, publicado na página oficial da competição, informa que “quando o Qatar apresentou a sua candidatura para sediar o Campeonato do Mundo da FIFA 2022”, prometeu “fornecer soluções inovadoras para uma série de desafios”, entre eles uma “tecnologia de refrigeração para estádios de futebol – de forma a ajudar os países a sediar partidas durante o ano inteiro”.

“Em 2010, o Comité Supremo de Entrega e Legado [entidade organizadora da competição] começou a colaborar com a Universidade do Qatar (QU) para projetar e implementar sistemas de refrigeração inovadores para os seus estádios do Mundial de futebol”. Sendo que o Mundial irá decorrer entre novembro e dezembro de 2022, quando a temperatura média andará à volta de 18ºC a 24°C, esta tecnologia “ajudará a criar um ambiente térmico agradável durante o torneio. Além disso, permitirá que estádios localizados em países quentes recebam eventos durante o ano inteiro, proporcionando conforto aos atletas e aos espectadores”.

O primeiro sistema foi instalado no Estádio Internacional de Khalifa, onde a tecnologia teve que ser adequada à estrutura já existente. No Al Janoub, por sua vez, esta foi incorporada ainda na fase de projeto, já que este estádio foi construído do zero. Mas se pensa que a sustentabilidade foi deixada de lado, como faz crer o post, desengane-se: Os criadores garantem que cada sistema foi projetado para arrefecer apenas áreas específicas e em momentos específicos. Além disso, “a energia utilizada nos estádios do Qatar 2022 vem diretamente de painéis solares instalados fora de Doha”.

De acordo com o referido comunicado, o ar externo é arrefecido através de ventiladores de ar condicionado que são alimentados por energia solar. Esse ar arrefecido entra no estádio através de grades nas arquibancadas e de grandes bicos de ar instalados no campo. “Utilizando uma técnica de circulação de ar“, o ar arrefecido é “aspirado” de volta, sendo filtrado e arrefecido mais uma vez. Depois de “reciclado”, o ar é novamente empurrado para o estádio.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque