O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Foram filmados OVNIS a sobrevoar uma cidade da Geórgia, nos Estados Unidos?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Um objeto retangular, escuro, foi visto a voar sobre uma cidade no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, mas não estava sozinho. Parecia escoltado por outro elemento, mais ou menos transparente. Será que está cada vez mais próximo o dia em que humanos e ETs vão, finalmente, ter uma conversa cara a cara, ou o episódio não passa de mais uma das milhentas conspirações sobre extraterrestres que têm lugar na Internet?

 30 de janeiro de 2019, quarta-feira, um dia que pode ter marcado a aproximação da vida extraterrestre à existência humana. Pelo menos, as cartas ficaram em cima da mesa, ou melhor, nos céus da cidade de Conyers, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Mas calma, não é de jogo que se fala aqui, é, sim, de realidade. Uma coisa, escura, foi vista a cruzar os ares do pequeno centro urbano, a 40 km de Atlanta. Felizmente, o objeto voador não identificado não foi só visto, foi filmado, e as imagens, depois, enviadas para uma organização que investiga casos de avistamento de OVNIS, a MUFON. A acompanhá-las, um texto do autor dos vídeos:

“Saí do trabalho no meu carro para ir almoçar (…). Olhei para a esquerda, vi um objeto escuro em forma de retângulo no céu, que parecia imóvel. (…) Entrei no estacionamento do restaurante (…). Gravei o objeto por um minuto e 28 segundos. (…) Quando assisti ao vídeo em câmara lenta, frame frame, parecia haver momentos em que emitia luz. (…)também parecia estar girando ou a sua parte exterior é quase fluida, especialmente em torno do perímetro superior”.

ovni

As palavras são, de facto, fiéis aos três vídeos, que mostram, ao fundo, o tal objeto retangular a movimentar-se no céu, aparentemente de forma autónoma. Talvez por isso, vários sites tenham começado a conspirar sobre o caso. As plataformas não colocaram de lado que pudesse ser apenas uma aeronave a puxar uma faixa de publicidade. Uma hipótese provável, já que iria acontecer ali ao lado, em Atlanta, a final do Super Bowl, alguns dias depois. Certo também é que esta possibilidade perdia força cada vez que se constatava que no vídeo não se vê qualquer avião a puxar a faixa. Além disso, segundo vários analistas, parece haver outro objeto, prateado e quase transparente, a pairar sobre o retângulo escuro, quiçá uma escolta aos visitantes da Terra.

Apesar das teorias, o desfecho do caso já será previsível para muitos: OVNIS só mesmo na imaginação de quem acredita tê-los visto e, aquilo que parecia apenas uma possibilidade, torna-se na verdade absoluta. Nas imagens captadas há, na realidade, uma faixa publicitária a ser puxada por uma avioneta. O segundo OVNI, que teria sido avistado acima do primeiro, é um avião comercial que se fazia à pista do aeroporto de Atlanta.

Em relação ao segundo OVNI, e avaliadas todas as possibilidades dadas pela plataforma Flight Radar 24, a que melhor encaixa na descrição do autor dos vídeos é um voo da Air Canada. O Embraer ERJ-175 estava a 2 mil  metros de altitude, voava a 450 km/h e preparava-se para aterrar no aeroporto de Atlanta.

A conclusão é de um especialista em desmascarar boatos sobre OVNIS, citado pelo site de verificação de notícias “E-Farsas”. Scott Brando garante que são comuns os vídeos deste tipo, porque também é comum encontrar avionetas a puxar faixas publicitárias. Quanto ao facto de a aeronave não ser visível, a explicação está na qualidade da imagem, insuficiente para ter captado, com clareza, a avioneta.

De modo a tornar a verdade percetível a todos, o site “E-Farsas” descobriu qual a  aeronave que estava a puxar a publicidade. Para isso, utilizou o site Flight Radar 24, uma plataforma que monitoriza e detalha o tráfego aéreo em todo o mundo, 24 horas por dia.

[twitter url=”https://twitter.com/ufoofinterest/status/755002007761616896?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1059000505660260352&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.e-farsas.com%2Fum-ovni-foi-filmado-sobrevoando-a-cidade-de-conyers-no-estado-norte-americano-da-georgia.html”/]

A partir da localização e da hora em que o homem disse ter visto o OVNI, o site de aviação consegue determinar que, no campo de visão de quem fez o avistamento, voava uma aeronave fabricada em 1964, modelo PA-25-235, que pertence, precisamente, a um empresa de publicidade aérea. A avioneta estava a uma altitude de aproximadamente 850 metros e voava a uma velocidade de cerca de 70 km/h.

Em relação ao segundo OVNI, e avaliadas todas as possibilidades dadas pela plataforma Flight Radar 24, a que melhor encaixa na descrição do autor dos vídeos é um voo da Air Canada. O Embraer ERJ-175 estava a 2 mil  metros de altitude, voava a 450 km/h e preparava-se para aterrar no aeroporto de Atlanta.

No fim de contas, a montanha pariu um rato, ou melhor, o céu pariu duas aeronaves, em vez de dois místicos, incríveis e intrigantes OVNIS, que aproximariam ETS e humanos, factos que estragam uma boa história. Boa, mas falsa.  

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque