"Atenção! Inaugurou-se o controlo na 'Via Verde'", começa por se destacar na publicação em causa.

"Foi hoje inaugurado, em todas as 'Via Verde', o sistema de controlo de velocidade de passagem por radares de controlo. Não esquecer que o limite de velocidade de aproximação e passagem é de 60 km/h. Senão… Carta apreendida e 150 euros de multa", lê-se na mensagem.

Vários utilizadores do Facebook sinalizaram esta publicação como sendo falsa. Confirma-se?

Sim. Na página oficial do sistema Via Verde, na área de "Perguntas Frequentes", pode ler-se a seguinte informação: "A 'Via Verde' não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito. Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares".

"A notícia, segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores 'Via Verde', é por isso um boato sem qualquer fundamento", esclarece-se na mesma mensagem.

Trata-se portanto de uma falsidade que está a propagar-se nas redes sociais sob a forma de "notícia" ou "aviso", partilhada por centenas de pessoas. Não tem qualquer sustentação factual e a própria empresa Via Verde Portugal (que gere o sistema de "Via Verde" nas auto-estradas) já desmentiu o que classificou como sendo um mero boato.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network