O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Folhas de louro cozidas “quebram pedras nos rins e curam infeções”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
É mais uma cura milagrosa para múltiplas doenças que está a ser difundida viralmente nas redes sociais. Desta vez o ingrediente especial são as folhas de louro que, de acordo com o texto partilhado, ao serem ingeridas tanto "protegem o coração de convulsões e derrames" como "quebram pedras nos rins e curam infecções", entre outros resultados mais ou menos instantâneos. Verdade ou mentira?

“Sabes por que as folhas de louro são colocadas na confecção da comida? Para dar sabor… É o que pensamos, mas se ferveres as folhas de louro na água e beberes, constatas que a água não tem sabor algum”, começa por se salientar no texto em causa, partilhado por milhares de pessoas no Facebook e outras redes sociais.

“A adição de folhas de louro à comida quando a confecionamos converte os triglicerídeos em gorduras mono. (…) Corta um frango ao meio e cozinha cada metade numa panela e coloca uma folha de louro numa e na outra sem folha de louro e observa a quantidade de gordura nas duas panelas. Se temos folhas de louro, não há necessidade de uma farmácia. Estudos científicos recentes mostraram que as folhas de louro têm muitos benefícios”, alega-se, garantindo que “a folha de louro trata distúrbios digestivos e ajuda a eliminar as protuberâncias“.

Circulam com frequência publicações nas redes sociais onde se alega que beber água em jejum cura várias doenças. Fala-se de um tratamento japonês que garante “uma cura de até 100%” para problemas cardíacos, asma, cancro, entre outros. Mas é mesmo assim? O Polígrafo conversou com dois especialistas.

Regula o movimento intestinal, bebendo chá quente de louro. Reduz o açúcar no sangue e a folha de louro também é um antioxidante. Ele permite que o corpo produza insulina comendo-a ou tomando chá de louro por um mês. Elimina o colesterol ruim e alivia o corpo de triglicerídeos. Muito útil no tratamento de gripes, resfriados e tosse grave, pois é uma rica fonte de vitamina C, podes ferver as folhas e a inalação de vapor, para te livrares da fleuma e reduzir a gravidade da tosse. A folha de louro protege o coração de convulsões e derrames, pois contém compostos de proteção cardiovascular”, enumera-se.

Destaca-se ainda que esta folha aromática é rica “em ácidos como ácido cafeico, quercetina, eigonol e bartolinídeo, substâncias que impedem a formação de células cancerígenas no corpo“. Mais, “elimina insónia e ansiedade, se tomado antes de dormir, ajuda a relaxar e dormir em paz” e “beber uma xícara de folhas de louro cozidas duas vezes ao dia quebra pedras nos rins e cura infeções“. 

Para verificar se estas alegações têm algum fundamento contactámos Pedro Carvalho, nutricionista e autor de um livro sobre os mitos da alimentação, e Sílvia Saraiva, endocrinologista. 

Pedro Carvalho garante que não há evidências científicas que sustentem estas alegações: “Parece uma clara extrapolação dos benefícios do louro”.

Segundo o nutricionista, “os chás, ervas aromáticas e especiarias têm efeitos benéficos, mas numa escala pequena, não se podendo dizer que curam o que quer que seja. No limite, diminuem de forma muito moderada o risco”.

Tem sido divulgado que a ingestão de um copo de vinho tinto por dia tem os mesmos efeitos no corpo humano que a prática de exercício físico durante uma hora. O Polígrafo falou com especialistas da nutrição desportiva para perceber se esta informação é ou não verdadeira.

Por sua vez, Sílvia Saraiva indica que “as únicas propriedades que já apresentam alguma confirmação em estudos são as anti-inflamatórias“.

Quanto a reduzir a formação de pedras nos rins, ou mesmo obter uma redução do açúcar no sangue, a endocrinologista diz que seria necessário “consumir uma dose tão grande que se tornava tóxico“.

É portanto falso que a folha de louro “quebra pedras nos rins e cura infeções” como se alega no texto em causa. Os restantes benefícios evocados também levantam dúvidas, sobretudo quando se diz que “curam”.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes