O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Foi emitido um mandado de prisão dirigido a Bill Gates nas Filipinas?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Bill Gates é um alvo constante de desinformação nas redes sociais, recentemente circula a informação de que foi emitido um mandado de detenção ao milionário nas Filipinas. Em causa estará a investigação sobre a implementação da vacinação contra a Covid-19. Será verdade?

Está a ser difundida nas redes sociais, desde meados de março, a informação de que Bill Gates, o multimilionário fundador da Microsoft, tem um mandado de captura internacional emitido nas Filipinas. “Um tribunal das Filipinas emitiu um mandado de prisão internacional para Bill Gates como parte de uma investigação sobre a implementação da vacinação contra a Covid-19 no território”, alega-se num post, datado de 26 de março.

Publicações idênticas referem mesmo o nome do tribunal em causa: Tribunal de Crimes Hediondos de Manila, capital do país asiático. Ora, um facto curioso? Esta entidade judicial nem sequer existe. O site do Supremo Tribunal das Filipinas, com a lista de tribunais e a descrição do sistema judicial, mostra que estamos perante um tribunal inventado.

A informação foi publicada no Twitter tem origem num site americano conhecido por publicar conteúdos falsos. Depois disso começou a ser difundida em grande escala no Brasil, através do também conhecido site de desinformação “Tribuna Nacional”. A partilha em língua portuguesa potenciou a disseminação deste conteúdo em Portugal.

No Facebook, alega-se que o fundador da Microsoft, Bill Gates, é neto de Frederick Taylor Gates, consultor empresarial do grande industrial de petróleo John D. Rockefeller. Esta teoria é partilhada nas redes sociais há vários anos, mas será verdadeira?

Várias plataformas de fact-checking internacional classificaram este conteúdo como falso. Caso da Reuters e do Politifact. A conclusão a que chegaram foi a mesma, não existe informação válida sobre a emissão de um mandado de captura emitido relativamente a Bill Gates. Trata-se de mais uma teoria da conspiração que associa o multimilionário a crimes relacionados com a vacinação contra a Covid-19.

A Fundação Gates foi uma aliada determinante no financiamento de vacinas contra a Covid-19 em países em desenvolvimento, caso das Filipinas.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque